terça, 23 de junho de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Prefeitura de Suzano cria anistia para regularizar edificações e preservar ordenamento urbano

A Prefeitura de Suzano teve aprovado pela Câmara, nesta terça-feira (23), um projeto de lei que prevê a possibilidade de anistia para regularização de construções em desacordo com a legislação urbanística do município. O próximo passo será a promulgação por parte do prefeito Pedro Ishi e, posteriormente, a publicação no Diário Oficial.

Com a vigência da lei, os proprietários de edificações nesta situação terão o prazo de 180 dias para formalizar o pedido junto à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.

A nova legislação cria um programa excepcional de regularização de construções em desacordo com as normas de uso e ocupação do solo. A anistia, no entanto, não representa uma autorização irrestrita para irregularidades, mas sim a possibilidade de adequação de imóveis que atendam aos requisitos técnicos, urbanísticos, ambientais e de segurança previstos na própria lei.

A Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos ressalta que, para fazer a solicitação, será necessário apresentar documentos como projeto arquitetônico, laudo técnico elaborado por profissional habilitado, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), matrícula do imóvel, comprovação de que a edificação já existia na ortofoto oficial de 2026, entre outros. Após a análise técnica e o cumprimento das exigências legais, poderá ser emitido o Alvará de Regularização.

Multas
O texto também esclarece que o pedido de regularização não suspende automaticamente ações fiscais já em andamento. Multas aplicadas anteriormente, inclusive aquelas já inscritas em dívida ativa, permanecem em aberto até a devida regularização, conforme os critérios previstos na lei.

Além disso, caso o proprietário execute novas obras, reformas ou ampliações sem a devida autorização, a construção continuará sujeita às penalidades previstas na legislação urbanística vigente.

“O projeto é importante porque oferece uma oportunidade para que proprietários regularizem imóveis construídos com alguma desconformidade em relação à legislação urbanística, desde que sejam respeitados critérios de segurança, salubridade, acessibilidade e proteção ambiental. É uma medida que busca organizar a cidade, dar segurança jurídica aos proprietários e garantir que o processo ocorra com responsabilidade técnica”, afirmou o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Renato Ferraris.

 

 

Publicado em: 23 de junho de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anúncio 636 x 167 - Posição 2 - UMC

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

Economia

Horóscopo