terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: reprodução internet

Estado de São Paulo indenizará aluna que presenciou atentado em escola de Suzano

A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve a condenação do Estado por danos morais a uma ex-aluna da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, que presenciou o massacre ocorrido em 13 de março de 2019. A indenização foi fixada em R$ 20 mil. A decisão reformou apenas a parte da sentença que havia imposto multa por litigância de má-fé ao Estado.

Na tragédia, dois ex-alunos da escola, armados com um revólver, uma besta (arma medieval similar a uma balestra), machado e coquetéis molotov, invadiram a unidade de ensino e assassinaram cinco estudantes e duas funcionárias. Antes disso, um deles havia matado o próprio tio, dono de uma locadora de carros próxima à escola. Após os ataques, os autores cometeram suicídio na biblioteca da escola. O caso comoveu o país e expôs fragilidades na segurança das instituições de ensino.

A vítima da ação presenciou o atentado e, desde então, enfrenta sequelas emocionais, faz uso de medicação psiquiátrica e necessita de acompanhamento especializado. A desembargadora Paola Lorena, relatora do recurso, destacou a evidência dos danos morais e a responsabilidade do Estado, apontando falhas na segurança pública. Ela também citou o Decreto Estadual nº 64.145/19, editado logo após o massacre, que reconheceu oficialmente a tragédia e autorizou pagamento de indenizações às vítimas e seus familiares.

“Face à inércia do demandado em promover a reparação às vítimas do evento, nos termos da legislação de regência, é de rigor o reconhecimento do dever de indenizar”, afirmou a magistrada.

Publicado em: 16 de julho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo