terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Políticas públicas para Assistência Social de Suzano são debatidas em conferência municipal

A Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no centro de Suzano, foi palco da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, que marcou também a celebração dos 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas), nesta segunda-feira (7). O evento reuniu mais de 200 participantes, entre representantes de entidades, autoridades municipais e sociedade civil, com o objetivo de debater políticas públicas e fortalecer as ações voltadas à população em situação de vulnerabilidade.

Com o tema “20 anos do Suas: Construção, Proteção Social e Resistência”, a conferência discutiu a construção, a proteção social e a resistência no campo da Assistência Social. Foram trabalhados cinco eixos principais: Universalização do Suas; Aperfeiçoamento contínuo do sistema; Integração de benefícios e serviços socioassistenciais; Gestão democrática com informação e comunicação transparente; e Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento.

A abertura contou com as presenças do prefeito Pedro Ishi; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi; do vice-prefeito Said Raful; do presidente da Câmara de Suzano, vereador Artur Takayama; do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo; do diretor da pasta, Carlos Araújo; e da agente de Desenvolvimento Social da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), Juliana dos Santos.

Ao longo do dia, foram promovidas oficinas e grupos de trabalho para discutir cada um dos cinco eixos temáticos. As propostas levantadas serão levadas à conferência estadual e contribuirão para a formulação de novas diretrizes na área da assistência social. Além das discussões, a conferência também marcou um momento de celebração pelos 20 anos do Suas, que, ao longo de duas décadas, tem se consolidado como uma política pública essencial para a garantia de direitos e promoção da cidadania.

Para o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, o momento é fundamental para pensar o futuro da política assistencial no município. “A conferência é um espaço democrático de escuta, troca e construção coletiva. Nosso objetivo é garantir que as políticas públicas sejam cada vez mais eficazes e alcancem quem realmente precisa. Trabalhar com a assistência social é, acima de tudo, exercer humanidade e compromisso social”, afirmou.

A primeira-dama Déborah Raffoul Ishi destacou a relevância do envolvimento da comunidade e das entidades no processo de fortalecimento do Suas. “Ver tantas pessoas engajadas, debatendo e propondo melhorias, é motivo de orgulho. O Fundo Social tem atuado lado a lado com a Secretaria de Assistência Social e com a sociedade civil para promover acolhimento, dignidade e oportunidades. Acreditamos que juntos podemos transformar vidas”, ressaltou.

O vice-prefeito Said Raful, por sua vez, apontou que a conferência reforça o compromisso da atual gestão com as políticas sociais. “Suzano tem avançado muito na área social, mas sabemos que ainda existem desafios importantes. Esses encontros são fundamentais para ouvirmos a população, alinharmos estratégias e planejarmos políticas públicas mais justas e inclusivas. O Suas é um pilar fundamental para a proteção social e precisamos fortalecê-lo constantemente”, disse.

O prefeito Pedro Ishi destacou a importância da união entre poder público e sociedade civil para enfrentar as desigualdades. “É uma alegria muito grande participar deste momento tão significativo para a nossa cidade. A assistência social não se faz apenas com recursos, mas com dedicação, empatia e diálogo. Suzano acredita no poder transformador das políticas públicas e seguiremos investindo para garantir direitos, ampliar o acesso e fortalecer nossa rede de proteção”, enfatizou.

 

 

 

Publicado em: 7 de julho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo