quarta, 28 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Referência: GCM de Suzano capacita agentes de Poá para implementação do projeto Guard

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano concluíram na quarta-feira (2) um curso de formação sobre o Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard) oferecido para a GCM de Poá. A capacitação ocorreu na sede da corporação poaense e teve como foco preparar os agentes que atuarão na Ronda Escolar da cidade vizinha para o início das atividades.

O projeto Guard foi criado com o objetivo de instruir crianças e adolescentes do ensino fundamental sobre os perigos do uso de drogas e trabalhar temas relacionados à cidadania, convivência social e respeito às normas. Por meio de aulas ministradas por guardas municipais especialmente treinados, a iniciativa busca aproximar a corporação da comunidade escolar, promovendo um ambiente de confiança e segurança.

Em Suzano, o Guard já impactou mais de 4 mil crianças desde sua criação, em 2017, atendendo estudantes dos 4º e 5º anos de escolas municipais. Ao longo de dez encontros, os alunos participam de atividades que abordam desde a conscientização sobre direitos e deveres até a importância da solidariedade, da empatia e da construção de uma cultura de paz. Além disso, os participantes conhecem mais sobre o trabalho da GCM e o papel da segurança pública na sociedade.

A formação oferecida aos agentes de Poá foi conduzida pelos instrutores André Alves da Silva e Jaqueline Ziotti, da GCM de Suzano, que compartilharam metodologias, materiais didáticos e experiências adquiridas ao longo dos anos de atuação do Guard. Os cinco integrantes capacitados farão parte de uma equipe dedicada à Ronda Escolar, com o objetivo de implantar o projeto nas escolas municipais poaenses a partir deste segundo semestre.

Para o secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Francisco Balbino, o curso simboliza não apenas a expansão de um projeto de sucesso, mas também o fortalecimento das parcerias regionais em prol da segurança e da educação. “O Guard é um exemplo concreto de como a integração entre segurança pública e educação pode transformar realidades. Ver outras cidades interessadas em adotar a iniciativa é motivo de muito orgulho para nós. A capacitação dos agentes de Poá demonstra o compromisso com a prevenção e com a formação cidadã dos jovens”, destacou Balbino.

Segundo o secretário, é fundamental investir em ações preventivas que envolvam crianças e adolescentes, para que eles cresçam conscientes sobre seus direitos e responsabilidades. “Nosso maior objetivo é mostrar para os estudantes que a GCM não está apenas para zelar pela segurança, mas também para orientar, dialogar e construir uma sociedade mais justa e pacífica. A prevenção sempre será mais eficiente do que qualquer medida repressiva”, acrescentou.

 

Publicado em: 4 de julho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo