
Por Silvia Chimello
O Distrito de Braz Cubas será contemplado com uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A informação foi confirmada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, que utilizará os recursos de uma emenda encaminhada pelo deputado federal Márcio Alvino (PL). O parlamentar anunciou o envio de R$ 6 milhões para a construção do novo equipamento de saúde na cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que “a ideia é utilizar o recurso proveniente da emenda para a construção de uma UPA no Distrito de Braz Cubas, com atendimento exclusivo de urgência e emergência”.
Ainda não há previsão para o início da obra, mas a unidade deve ser instalada na região central de Braz Cubas, nas proximidades do Hospital Municipal. A Prefeitura explicou que o equipamento será construído em uma área que está em processo de desapropriação, sem divulgar, no entanto, o endereço exato.
Com isso, o distrito contará com duas unidades voltadas para atendimento de urgência, já que o Pronto Atendimento do Jardim Universo — que passa por reforma — será ampliado para manter o mesmo perfil de atendimento. Os recursos usados na reforma da unidade são do próprio contrato de gestão com a Organização Social FUABC, responsável pela administração do espaço. A obra está na fase final, com conclusão pendente da instalação de divisórias.
Moradores da região têm manifestado preocupação com a mudança no modelo de atendimento básico, antes prestado pela unidade. A Secretaria de Saúde confirmou a alteração e esclareceu que, mesmo operando como Pronto Atendimento, a unidade mantém atendimento com clínico geral, sala de vacinação com horário ampliado, atendimento odontológico de urgência e ambulatorial, além de acompanhamento psicológico individual e em grupo. Os demais atendimentos básicos foram transferidos para as Unidades Básicas de Saúde de Braz Cubas e Alto do Ipiranga, conforme orientação repassada à população.
A unidade realiza, em média, 4.600 atendimentos ambulatoriais e 15.825 atendimentos de urgência/emergência por mês. O custo médio mensal para manutenção do serviço é de R$ 1.127.848,00.
Reforma
O Pronto Atendimento do Jardim Universo passou por uma série de melhorias estruturais e operacionais para qualificar o atendimento prestado à população. Entre as intervenções estão a reforma da estrutura física, pintura interna e externa, reorganização dos ambientes e aprimoramento da iluminação, com o objetivo de proporcionar um espaço mais seguro, acolhedor e funcional para pacientes e profissionais.
A unidade passou a contar com salas independentes para inalação, medicação e coleta, raio-X 24 horas, leitos de observação com televisão, guichê de retirada de medicamentos gratuitos, consultórios médicos e odontológicos.
A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis estiveram no local na semana passada, acompanhados da secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, para vistoriar as obras. “Um atendimento humanizado, de qualidade e com o comprometimento de todos para garantir o respeito a cada paciente é o que queremos em todas as unidades de saúde da cidade”, afirmou a prefeita.
Entre as mudanças também está a ampliação do número de médicos plantonistas, contribuindo para maior agilidade no atendimento. O serviço de raio-X, que funcionava das 9h às 21h, agora opera 24 horas, com capacidade para até 1.800 exames por mês. A sala de odontologia foi reformada, com substituição da cadeira, manutenção dos equipamentos e reestruturação do espaço. As salas de emergência e medicação foram ampliadas, com a instalação de duas novas camas elétricas e novo enxoval hospitalar.
A unidade também implantou um serviço de ouvidoria ativa. Pacientes são contatados após o atendimento para avaliação da experiência, fortalecendo o processo de escuta e melhoria contínua. Em breve, o espaço também contará com Wi-Fi aberto ao público.














