quarta, 18 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Cultura de Suzano discute propostas da Política Aldir Blanc neste sábado (14) no Moriconi

A Secretaria de Cultura de Suzano abrirá espaço para a população participar das discussões em torno das propostas para a Política Nacional Aldir Blanc. A pasta organizará um encontro aberto ao público no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro), neste sábado (14), entre 14 e 16 horas, para ouvir contribuições dos munícipes que atuam no setor, de forma que possa ser elaborados editais que contemplem as demandas associadas às diferentes linguagens artísticas.

Quem não puder comparecer, terá a oportunidade de participar do evento on-line que será realizado na terça-feira (17), às 19 horas, pelo canal da administração municipal no Youtube (TV Prefeitura de Suzano). Também há a possibilidade de os moradores enviarem sugestões por meio de formulário eletrônico até o dia 22 deste mês, a partir do acesso pelo link bit.ly/propostasPNAB_suzano.

Os editais deverão ser publicados depois que o Ministério da Cultura divulgar os valores que cada município vai poder utilizar em 2025. Por isso, se faz necessária a explicação sobre as tratativas relacionadas a essa política, que poderá contemplar as propostas coletadas e as escutas que serão registradas, discutidas e assimiladas nesta etapa do processo.

A Política Nacional Aldir Blanc foi estabelecida pela Lei 14.399 de 8 de julho de 2022 para se tornar um programa federal de fomento à cultura em todos os Estados, municípios e Distrito Federal. O objetivo é fortalecer o sistema federativo de financiamento à cultura, com repasses de recursos da União aos entes federativos.

Em Suzano, esse mecanismo já garantiu, entre outros incentivos, a seleção de projetos para “Arte e Cultura”, “Obras em Artes Plásticas” e subsídios para “Espaços Culturais”, contemplando ainda projetos para “Pontos de Cultura”. As oportunidades promoveram organização de Mostras e Festivais, Produção de Obras Inéditas, Publicações, Ações Formativas, Circulação de Bens Artísticos, Ações para o Patrimônio Cultural e Finalização de Pesquisa em Patrimônio Cultural.

O secretário José Luiz Spitti destacou que a Política Aldir Blanc tem sido muito relevante para o incentivo aos projetos desenvolvidos por artistas da cidade. “Esta etapa de discussão com a sociedade busca entender de que forma deverão ser elaborados os editais, para que possamos ser assertivos no trabalho que será executado assim que o Ministério da Cultura destinar os valores relacionados à essa política. Por isso, convidamos todos a enviarem suas sugestões, de forma presencial ou por meio da internet”, ressaltou Spitti.

 

 

Publicado em: 13 de junho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo