terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Divulgação

Entrada dos Palmitos da Festa do Divino de Mogi deve reunir mais de 50 mil pessoas neste sábado (7)

A Entrada dos Palmitos – tradição secular que faz parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes e um dos momentos mais aguardados promete mais uma vez emocionar o público neste ano. A tradicional celebração, que remonta ao período colonial, deve atrair mais de 50 mil pessoas às ruas da Cidade, neste sábado (7), mantendo viva uma manifestação cultural e religiosa que atravessa gerações.

O cortejo, que tem início às 9 horas, em frente à Capela de Santa Cruz (Rua Doutor Ricardo Vilela, 1.200), conta com concentração a partir das 8h30. A previsão é que o trajeto se encerre por volta das 11h, com uma bênção solene, dada pelo bispo diocesano de Mogi, Dom Pedro Luiz Stringhini, em frente à Catedral de Sant´Ana, em um palco montado na Rua Paulo Frontin.

Este ano, de acordo com o coordenador da Entrada dos Palmitos, Josmar Cassola, cerca de 5 mil pessoas devem participar diretamente do desfile, que celebra o agradecimento dos moradores das áreas rurais pela colheita, em um gesto de fé e devoção ao Divino Espírito Santo. “Esta procissão remete ao costume dos moradores da zona rural, de anos atrás, virem à região central para celebrar Pentecostes, no domingo, 50 dias após a Páscoa. Nesta data os católicos lembram a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. No passado, os agricultores deixavam seus sítios e fazendas e vinham até o centro de Mogi das Cruzes com carroças e carros de bois, decorados com ramos de palmito e outros elementos do campo, para participar da festa em honra ao Divino Espírito Santo. Desta forma, a tradição começou, e a Festa do Divino vai se adequando aos novos costumes”, relembra Cassola.

Com o passar dos anos, o evento foi se adaptando à realidade urbana, mas sem perder seu valor simbólico e afetivo. Neste ano, irão participar 120 bois, 30 carros de bois e, pela primeira vez, haverá a inclusão de 30 carneiros e 10 bodes no cortejo – novidade que promete encantar o público.

Segundo Cassola, apesar do crescimento do público e das adaptações necessárias ao cenário moderno, os cuidados com a segurança, o bem-estar dos animais e a integridade do trajeto continuam sendo prioridades. “Há regras claras para os participantes e atenção redobrada com o controle de tráfego, limpeza urbana e primeiros socorros, para garantir a segurança de todos. Além disso, todos os animais precisam ter documentação obrigatória: GTA (Guia de Transporte Animal), exames e vacinas atualizadas. Animais que não estiverem devidamente regularizados poderão ser recolhidos e os responsáveis, multados. Os participantes já foram todos convidados”, reforça o coordenador da Entrada dos Palmitos. Neste sábado (7), estarão presentes comitivas de cidades como Santa Branca, Salesópolis, Santa Isabel, Nazaré Paulista e Mogi das Cruzes, representada pela família da rezadeira Dona Albertina Maria Ferreira, a dona Albertina, um dos ícones da Festa do Divino, que faleceu em setembro de 2019. O filho dela, Lourenço Ferreira, virá da Serra do Itapeti.

O desfile também será enriquecido pela presença de cinco tradicionais grupos folclóricos da Cidade: Congada Batalhão Nossa Senhora Aparecida, Congada de Santa Efigênia, Congada São Benedito Coração de César, Congada Divino Espírito Santo e Moçambique de São Benedito Nossa Senhora do Rosário Bom Jesus.

Estrutura do cortejo e organização
A formação do desfile está dividida em blocos, com agentes de trânsito e viaturas da PM na abertura, seguidos pelos escoteiros com as tradicionais bandeirinhas do Divino, bonecões, grupos folclóricos, carros de som, autoridades e a Corte Imperial. A entrada também inclui festeiros de anos anteriores, devotos, catequistas e escolas.

A dispersão acontece pelas ruas Coronel Souza Franco, Padre João e Navajas, de forma organizada para garantir a fluidez do evento.

 

Publicado em: 4 de junho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo