
A 3ª edição da OLIMC – Olimpíada Cultural do Alto Tietê será lançada no dia 10 de junho com o tema “Energia Segura”. A ação é voltada a estudantes de Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede pública da região e busca incentivar a arte, a cultura e valorizar os talentos jovens. A estreia será transmitida pelo canal oficial da OLIMC no YouTube.
Promovida pela Fundação Energia e Saneamento (FES), com patrocínio da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, por meio da lei paulista de incentivo à cultura (ProAC ICMS), a OLIMC tem o apoio das Secretarias de Cultura e Educação do Estado e das prefeituras dos municípios participantes.
Segundo a presidente do Conselho de Administração da Fundação Energia e Saneamento, Claudinéli Moreira Ramos, a proposta nasceu a partir de uma demanda genuína dos próprios alunos da rede estadual, que sentiam a ausência de espaços dedicados à vivência da arte e da cultura dentro das escolas. “Trata-se de um espaço de expressão, protagonismo e pertencimento, onde os jovens podem mostrar seus talentos e transformar ideias em impacto. É um movimento cultural entre escolas, que valoriza a diversidade, o respeito, a inovação e o olhar crítico do jovem sobre o mundo, e ainda propicia novas estratégias de aprendizado, mobilizando conhecimentos, emoções e criatividade”, comenta.
“A EDP entende que a cultura e a educação são fontes essenciais de transformação social e busca contribuir com o desenvolvimento de seus territórios por meio de iniciativas e parcerias de impacto. A OLIMC está alinhada a este propósito”, destaca o diretor da EDP em São Paulo, Marcos Campos.
Com foco na expressão artística e na inclusão, a – OLIMC da Energia Segura propõe-se a ampliar horizontes, fortalecer vínculos entre cultura e educação e promover reflexões sobre temas relevantes do cotidiano juvenil. “Ao unir arte e educação, criamos uma ponte para dialogar sobre assuntos complexos e muito importantes, como a questão da segurança relacionada à energia elétrica, de forma leve e envolvente. As modalidades artísticas são ferramentas poderosas para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da construção de identidade e repertório dos estudantes”, completa Claudinéli.
A iniciativa é direcionada a adolescentes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da rede pública das cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, e Suzano, além de educadores e gestores escolares que incentivam práticas culturais no ambiente escolar.
Para participar, os interessados devem realizar inscrição por meio de um edital – documento oficial que reúne todas as informações sobre público-alvo, categorias, prazos e critérios de participação. O cadastro é feito por formulário online, e no ato da inscrição é preciso enviar o material produzido pelos alunos conforme a categoria escolhida. As modalidades disponíveis são: Artes Visuais, Audiovisual, Criação Literária, Dança, Música, Patrimônio Histórico e Teatro. Para orientar os participantes, haverá uma apresentação online explicando o passo a passo para a inscrição no edital.
O patrocínio da EDP ao projeto reafirma o compromisso da empresa com a promoção da cultura, da educação e do desenvolvimento sustentável. A Secretaria Estadual de Educação e as prefeituras de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Suzano apoiam a realização, por meio de ampla divulgação e mobilização das redes de ensino e das comunidades escolares.
Etapas
A OLIMC será realizada em seis etapas, começando com a live de lançamento no dia 10 de junho, seguida por visitas às escolas e oficinas sobre as linguagens artísticas e sobre segurança relacionada à energia elétrica. Na sequência, ocorrem as inscrições, a avaliação dos projetos pelo júri e a divulgação oficial dos finalistas, que se apresentarão na grande cerimônia de encerramento, no final do ano, quando será viabilizado pelo menos um ônibus para cada uma das cinco escolas finalistas de cada modalidade levarem seus concorrentes. O evento contará com apresentações ao vivo das categorias de dança, música e teatro, numa consagração especial, que revelará os vencedores de cada linguagem artística .
















