
O município de Itaquaquecetuba recebe, nesta terça-feira (3), a inauguração da Praça da Cidadania, um importante equipamento público voltado à inclusão social, ao lazer e à qualificação profissional. O evento está marcado para as 10h e contará com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e da primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado, Cristiane Freitas.
A Praça da Cidadania é fruto de uma parceria entre o Fundo Social de São Paulo e o Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba. Localizada na Avenida Gonçalves Dias, 615, no Parque Residencial Marengo, a estrutura oferecerá à população uma escola de qualificação profissional, quadras poliesportiva e de basquete 3×3, parquinho, pistas de caminhada e de skate, academia ao ar livre, área de jogos e horta comunitária.
Além das lideranças estaduais, o evento contará com a presença do prefeito Eduardo Boigues e da primeira-dama Mila Boigues, presidente do Fundo Social do município. A inauguração marca um novo capítulo na promoção da cidadania e no fortalecimento das políticas públicas de inclusão e desenvolvimento social em Itaquaquecetuba.
Projeto
A Praça da Cidadania de Itaquaquecetuba estará localizada em local de fácil acesso, em região com elevado índice de vulnerabilidade social, como destaca o Fundo Social de Solidariedade do Governo de São Paulo. Junto aos lotes destinados à Praça da Cidadania está em implantação uma Unidade Básica de Saúde, formando assim um significativo conjunto de equipamentos públicos para a população.
Os equipamentos da Praça da Cidadania se distribuirão em dois amplos terrenos, totalizando uma área de 5.425 m², e incluem Quadra Poliesportiva, Quadra de Basquete 3×3, Academia ao Ar Livre, Parquinho Infantil, Arena ao Ar Livre, Pista de Caminhada, pista de Skate e Área de Jogos. Além da Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo, que oferecerá Sala de Gastronomia, Sala de Beleza e Bem Estar, Sala de Esterilização, Sala de Moda e Arte, Sala de Informática, Sala do Banco do Povo/CIC, duas Salas Multiuso, Sala de Administração, Copa e Lavanderia, Depósito e Almoxarifado, Sanitários, Área Técnica, Horta Comunitária e Canteiro da Escola de Construção Civil.
Buscando minimizar o impacto no meio ambiente, a Praça da Cidadania contará com Jardins de Chuva, para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em led e pisos semipermeáveis. O edifício da Escola de Qualificação Profissional, por sua vez, contará com sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.














