terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Durante as abordagens, os profissionais sensibilizam as pessoas para que aceitem o acolhimento (Foto: Divulgação PMMC)

Operação Inverno 2025 amplia acolhimento e reforça abordagem a pessoas em situação de rua em Mogi

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, dará início, na próxima segunda-feira (2), à Operação Inverno 2025. A iniciativa ocorre anualmente e tem como objetivo ampliar a rede de proteção à população em situação de rua durante os períodos de frio mais intenso. Entre as medidas adotadas estão o aumento no número de vagas em unidades de acolhimento institucional e a extensão do horário de atuação das equipes do Serviço de Abordagem Social.

Atualmente, a Cidade conta com seis unidades de acolhimento que oferecem, ao longo do ano, 158 vagas para pessoas em situação de rua. Com a Operação Inverno, serão disponibilizadas 36 vagas extras, totalizando 194. A ampliação acontecerá nas próprias unidades já em funcionamento, que oferecem estrutura adequada e ambiente acolhedor para o atendimento.

Desde a última quinta-feira, com a queda das temperaturas, a Secretaria já iniciou de forma antecipada parte da operação, com a inclusão de 15 novas vagas, elevando a capacidade atual para 173. As equipes do Serviço de Abordagem Social também já estão operando em horário estendido, das 7h às 22h – anteriormente o serviço era realizado até às 19h.

Com o início oficial da operação, esse horário ampliado será mantido. No entanto, as equipes permanecerão de sobreaviso e os horários poderão ser ajustados conforme a demanda e as variações climáticas. A população pode colaborar acionando o Serviço de Abordagem Social pelo novo número de telefone/WhatsApp (11) 99827-0909, sempre que identificar uma pessoa em situação de rua necessitando de ajuda.

Durante as abordagens, os profissionais sensibilizam as pessoas para que aceitem o acolhimento nas unidades da rede. Quando há recusa, são oferecidos cobertores como forma de proteção emergencial. Importante destacar que as abordagens não têm caráter compulsório, ou seja, a adesão ao serviço depende da decisão voluntária do cidadão.

A referência para o atendimento especializado segue sendo o Centro POP, localizado no Mogilar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e presta atendimento técnico com foco na reinserção social, no fortalecimento de vínculos e na construção de novos projetos de vida para os usuários. O Centro POP também oferece orientação individual e grupal, além de encaminhamentos para outros serviços socioassistenciais e políticas públicas. O espaço está passando por melhorias estruturais para garantir um atendimento ainda mais eficiente e humanizado. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4796-3862 e 4790-1244.

 

Publicado em: 30 de maio de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo