
No Dia da Indústria, celebrado neste 25 de maio, o Sebrae-SP destaca a importância do setor industrial para o desenvolvimento econômico do Alto Tietê. Segundo dados do DataSebrae, a região conta com mais de 17,4 mil empresas industriais ativas, que geram renda, oportunidades de trabalho e protagonismo local. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), cerca de 83 mil pessoas estão empregadas no setor na região.
Para apoiar esse segmento, o Sebrae-SP oferece programas como o Sebraetec, que promove consultorias e mentorias voltadas ao desenvolvimento de novos produtos, aperfeiçoamento de processos e aumento da eficiência e lucratividade dos negócios. Entre as soluções práticas, destacam-se o programa Ganhos Rápidos, o ALI Produtividade e as parcerias com o Senai por meio da Jornada de Transformação Digital e da Jornada de Descarbonização.
“O Alto Tietê vem avançando em setores como panificação, confecção, construção civil, móveis e serralherias. Um dos desafios é que muitos empreendedores não se reconhecem como donos de uma indústria. O primeiro passo é mostrar que o Sebrae-SP está pronto para apoiar essas micro e pequenas empresas com soluções tecnológicas e inovadoras”, afirma Eberton Lima Pereira, gestor regional de Inovação e Indústria.
O Sebrae-SP também acompanha tendências como o crescimento do setor pet. Dados da Receita Federal mostram que o número de pequenos negócios voltados ao cuidado com animais saltou de 763, em dezembro de 2018, para 1.901 em março de 2024 — um aumento de 149% em seis anos.
Um dos exemplos desse avanço é a Toh, empresa de Mogi das Cruzes que produz coleiras, guias, camas e acessórios para pets. Fundada em 2019, a empresa já participou de diversas consultorias do Sebrae-SP. “Existe uma Toh antes e depois das consultorias. Otimizamos tempo, reduzimos o quadro de funcionários e reorganizamos nossa cultura interna”, conta o sócio Thomas Stein Moraes. Com 50 funcionários, a empresa já mira a exportação e a consolidação nacional. “Estamos organizando e especializando a equipe para um crescimento ainda mais sólido até 2026”, projeta.














