terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação / Secop Suzano

Assistência Social de Suzano sedia 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa na quarta-feira (28)

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realiza na quarta-feira (28) a 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento será realizado das 8 horas às 16h30 no Instituto Gusmão dos Santos (rua Pedro Rodrigues de Camargo, 110 – Cidade Boa Vista).

A conferência tem como objetivo promover o debate público e democrático em torno das políticas voltadas à população idosa. Participarão do encontro representantes do Conselho Municipal do Idoso (Comid), membros do Poder Público, organizações da sociedade civil, além de munícipes interessados na temática.

A programação terá início com o credenciamento e um café da manhã de boas-vindas. Às 9 horas está prevista a fala das autoridades e a abertura oficial do evento. Na sequência, às 9h30, ocorrerá a plenária inicial com a leitura e aprovação da minuta do regimento interno. A partir das 10 horas, será realizada uma palestra sobre o tema central e os eixos da conferência.

Os debates se aprofundam às 10h30 com a formação dos grupos de trabalho que discutirão as propostas a serem levadas à plenária final. Após a pausa para o almoço, às 12h30, os participantes retomam os trabalhos às 13h30 com a votação das propostas e a eleição dos delegados e delegadas que representarão o município na etapa estadual da conferência. O encerramento está previsto para as 16h30, com um café de confraternização.

A conferência segue as diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) e integra o calendário de conferências municipais previstas em todo o País. As propostas aprovadas no encontro local serão levadas para a etapa estadual, que por sua vez contribuirá para a construção da política nacional para o segmento.

O presidente do Comid, Carlos Araújo, ressaltou a importância da participação da população idosa na conferência. “Ela visa promover a participação social e a defesa dos direitos da pessoa idosa. A conferência buscará identificar os desafios do envelhecimento e propor ações que atendam às necessidades dos idosos”, disse.

Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, a conferência é um espaço fundamental de escuta e construção coletiva. “A população idosa precisa ser ouvida com seriedade e respeito. Esta conferência é mais do que um evento, é um compromisso com a cidadania e com os direitos humanos. Estamos preparando um dia de muito diálogo e reflexão sobre como podemos construir uma cidade mais justa e acolhedora para todos”, afirmou.

O prefeito Pedro Ishi destacou a relevância da participação social e ampliação da visibilidade das demandas da pessoa idosa no município. “Estamos empenhados em fortalecer as políticas públicas que respeitam e promovem os direitos da nossa população mais velha. A conferência representa um momento estratégico para que a cidade possa alinhar suas ações às reais necessidades daqueles que já contribuíram tanto com a sociedade e continuam sendo parte essencial do nosso presente e futuro”, declarou.

 

Publicado em: 23 de maio de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo