quarta, 28 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Diego Barbieri/ CMMC

Câmara de Mogi cobra explicações, mas morte de motociclista atendido pelo Samu não foi esclarecida

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes recebeu nesta quarta-feira (21) o presidente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e representante do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Reinaldo de Almeida do Nascimento, para prestar esclarecimentos sobre a morte suspeita do montador de móveis Manoel Ferreira, de 33 anos, ocorrida em 10 de maio, após atendimento do Samu no distrito de Braz Cubas.

Imagens registradas no dia do incidente mostram Manoel sendo atendido por uma equipe do Samu após colidir sua moto com um caminhão guincho na Avenida Edith Inácia da Silva, na Vila Paulista. O vídeo, gravado pelo motorista do caminhão, mostra a vítima aparentemente recusando ajuda. Horas depois, Manoel foi encontrado morto em outra região de Braz Cubas, levantando dúvidas sobre a conduta da equipe de atendimento.

A reunião foi organizada pela Comissão de Saúde, Bem-Estar Animal e Zoonoses da Câmara, presidida pelo vereador Otto Rezende (PSD), e contou com a presença dos vereadores Rodrigo Romão (PCdoB), Priscila Yamagami (PP) e outros parlamentares, além de familiares da vítima. A imprensa não teve acesso à reunião.

Segundo Otto, ficou claro que houve falha no protocolo de atendimento. “Os três profissionais que estavam na ambulância – a médica, o condutor e a auxiliar de enfermagem – foram desligados do serviço. Eram profissionais experientes, sem histórico negativo, mas houve uma falha grave. A Comissão vai elaborar um relatório com sugestões e acompanhar o inquérito policial”, afirmou o parlamentar.

O representante do INTS, responsável pela gestão operacional do Samu, confirmou aos presentes, como explicou Otto, que foi aberta uma sindicância interna para apurar as responsabilidades dos envolvidos. Reinaldo Almeida classificou o ocorrido como um caso isolado e alegou que o procedimento adotado naquele dia não seguiu o protocolo estabelecido pelo serviço.

Rodrigo Romão observou que a Polícia Civil também investiga o caso. “Além da equipe do Samu, havia dois policiais militares no local. Isso também está sendo apurado”, disse. Priscila Yamagami acrescentou que os vereadores querem ter acesso às etapas do processo administrativo. “Houve erro protocolar relevante, e vamos acompanhar todas as fases da sindicância.”

A reunião também contou com a presença dos vereadores Francimário Vieira (PL), o Farofa, Malu Fernandes (MDB/PL), Johnny da Inclusão (Avante), Mauro Araújo (MDB), Oswaldo Silva (Republicanos), Bi Gêmeos (PSD), Marcos Furlan (Podemos), Tonhão de Jundiapeba (PL), Inês Paz (PSOL) e Eduardo Ota (Podemos).

O advogado da família da vítima, José Roberto Rodrigues, e a esposa de Manoel também participaram do encontro. Após a reunião, o advogado conversou com jornalistas e confirmou que até o momento não houve explicação do Samu sobre o que aconteceu de fato e porque a equipe que fez o resgate, deixou a vítima no meio do caminho. Tampouco foi informado, até o momento, qual foi a causa oficial da morte. Segundo Rodrigues, a família pretende ingressar com ação judicial para responsabilizar os envolvidos.

 

Sobre o Cresamu e o INTS

O Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu) é uma autarquia formada por seis municípios: Arujá, Salesópolis, Biritiba Mirim, Guararema, Santa Isabel e Mogi das Cruzes. Ele é responsável pela gestão do Samu 192 na região e é reconhecido pelo Ministério da Saúde como modelo nacional de inovação em gestão pública.

O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que atualmente opera o Samu na Cidade, é uma organização social sem fins lucrativos voltada à gestão e promoção da saúde, com foco em pesquisa, inovação e assistência em unidades públicas nas esferas municipal, estadual e federal.

 

Publicado em: 21 de maio de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo