
A vacina contra a gripe já está disponível para todos os moradores de Mogi das Cruzes com mais de seis meses de idade. A imunização pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, em todas as unidades de saúde e Estratégias Saúde da Família da cidade. Além disso, sete unidades estão com horário estendido até as 18h30: Alto Ipiranga, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Suíssa, Santa Tereza, Jardim Camila e USF Nova Jundiapeba, no Mogilar.
Neste sábado (25/5), a Prefeitura realizará uma ação especial com aplicação de doses em sistema drive-thru na Avenida Cívica. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar e visa ampliar a cobertura vacinal da população.
Apesar da ampliação do público, a vacina será disponibilizada enquanto houver estoque, com garantia de reserva para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes, reforça a importância da vacinação de pessoas mais vulneráveis. “Idosos, crianças, gestantes e imunodeprimidos têm mais chances de adoecer gravemente em decorrência do vírus Influenza e a vacina pode prevenir internações e até mesmo óbitos pela doença”, afirmou.
A vacina disponibilizada é trivalente, protegendo contra duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2) e uma de influenza B, atualizadas para os vírus em circulação neste inverno. A proteção se estabelece entre duas a três semanas após a aplicação.
Desde o início da campanha, em março, foram aplicadas 54.327 doses, o que representa apenas 33,80% de cobertura vacinal em Mogi das Cruzes. A meta do Ministério da Saúde é de 90%. Inicialmente, a vacinação foi direcionada aos grupos prioritários, como idosos, crianças pequenas, gestantes, pessoas com comorbidades e em situação de vulnerabilidade, mas a baixa adesão levou à ampliação da oferta para toda a população.














