quarta, 14 de maio de 2025 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Diego Barbieri/ CMMC

Câmara deve pedir reunião com diretor do Luzia para cobrar posicionamento definitivo sobre o PS

O presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Francimário Vieira de Macedo, o Farofa, deve pedir uma reunião com o diretor clínico do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, Luiz Carlos Viana Barbosa, para questioná-lo a respeito da circular que foi passada aos médicos orientando que os pacientes que forem até a unidade, por conta própria, sejam atendidos. Com a medida, que vale desde o dia 23 de abril, efetivamente o Pronto Socorro estaria reaberto à população, apesar da SPDM negar.

´Essa história está mal explicada. A gente precisa entender o que está acontecendo e por isso queremos ouvir a diretoria do Luzia. Vimos a circular e sabemos que, para segui-la, é preciso que haja uma ampliação na estrutura do PS. Vamos tentar agendar essa reunião o mais breve possível. A reabertura do Pronto Socorro é uma luta de todos nós. Fizemos até abaixo assinado. Mas vamos fazer essa reunião`, explicou Farofa.

Já o vereador Mauro Araujo usou o plenário para falar sobre o assunto e cobrar explicações por parte da direção do Luzia. ´Todos nós fomos surpreendidos com notícia falando da reabertura do PS do Hospital Luzia de Pinho Melo. O documento, essa circulr, dá a entender que o PS estaria aberto. É um pedido que a população da cidade de Mogi faz e nosso mais importante equipamento de saúde de Mogi é o Luzia. Hoje a gente deu uma desanimada porque veio uma nota da SPDM que desmentiu, mas a nota do Estado não desmentiu. Temos que aproveitar essa matéria, esse momento, que se espalhou de forma rápida a notícia, mostrando que a população tem esse desejo do PS aberto. Existe uma circular interna dizendo que todos precisam ser atendidos. A gente precisa pedir audiência mesmo com coordenação da SPDM ou secretário de estado`, destacou Araújo.

O vereador Bi Gêmeos também falou com a nossa reportagem sobre o tema. ´Tem que abrir o PS. É uma promessa do governador que também prometeu um PS municipal. Não podem ficar atuando de forma escondida, porque essa circular diz exatamente que as pessoas devem ser atendidas. É preciso que escancarem essa situação. A população de Mogi merece isso`, comentou o legislador.

Informações dúbias até para a Prefeitura

A reportagem da Vanguarda pediu um posicionamento da Prefeitura de Mogi sobre a circular e a notícia da reabertura do PS. Veja a nota oficial encaminhada pelo Executivo:

´A Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que não recebeu comunicado oficial da Secretaria Estadual de Saúde sobre mudanças no protocolo de atendimento do Hospital Luzia Pinho de Melo. No entanto, após veiculação do assunto na imprensa, a administração municipal fez contato com a superintendência do Hospital Luzia, que informou não ter havido mudanças no protocolo de atendimento – o Hospital segue referenciado, com atendimento “portas fechadas”, ou seja, somente por encaminhamento das unidades básicas ou SAMU`.
Porém, ainda segundo o que informou a superintendência à Administração Municipal, ´pacientes que eventualmente forem até o local serão avaliados pela equipe médica e se necessitarem de internação ou se enquadrarem em casos de urgência e emergência serão acolhidos pela unidade, em respeito ao Código de Ética Médica`.
A Prefeitura diz, ainda, que abertura do Pronto Socorro hospitalar para a população é uma reivindicação da Prefeitura Municipal, garantindo melhor fluxo de atendimento aos pacientes mas graves e casos de internação. Em recente visita do governador Tarcísio de Freitas a Mogi das Cruzes, foi anunciado a construção de um Pronto Socorro Municipal, garantindo o atendimento da demanda reprimida na cidade. A Prefeitura segue acompanhando o processo e avanços no pleito.

Publicado em: 13 de maio de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1
Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo