
Por Maria Salas
O Inter Mogi Futsal faz a sua estreia no Campeonato Paulista de Futsal, neste sábado (29), em casa, contra o AD Suzano, a partir das 14h30, no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira, o Tuta, no Mogilar, em Mogi das Cruzes. O torneio tem a realização da Federação Paulista de Futsal.
Os confrontos contra o AD Suzano ocorrerão em quatro categorias: sub-18, treinado pelo Rodrigo José; sub-16, do treinador Jéferson Leite; sub-14, treinado pelo Ângelo Filho; e o sub-12, pelo Matheus Batista.
“O inter espera fazer grandes jogos. Os confrontos sempre são marcados por grandes partidas, todas com um equilíbrio entre as equipes”, diz a presidente do time, Márcia Pereira Cartolano Addeo, que está ansiosa para a estreia do time.
Para este ano, o time de futsal deu um importante passo em direção à saúde mental e ao bem-estar de seus atletas. A partir de agora, a equipe conta com a presença de uma psicóloga, a Fabiane Souza da Silva, especialista em Psicologia Esportiva. Ela irá oferecer suporte psicológico especializado aos jogadores. “A iniciativa visa não só melhorar o desempenho dentro de quadra, mas também promover um ambiente saudável, onde os atletas possam lidar de maneira mais eficaz com a pressão, estresse e as emoções que fazem parte da rotina do esporte de alto rendimento”, comenta Márcia.
A presença de uma profissional de psicologia no Inter Mogi Futsal reflete a crescente conscientização sobre a importância da saúde mental no universo esportivo. Tradicionalmente, o foco de clubes e equipes estava principalmente no treinamento físico, técnico e tático. No entanto, hoje é cada vez mais reconhecido que a saúde mental dos atletas é fundamental para o sucesso duradouro.
“A princípio como é à estreia, estamos trabalhando o fortalecimento da equipe, em que, mesmo que o atleta não tenha sido relacionado para aquele jogo, trabalhamos a resiliência e a importância de torcer para o colega relacionado. Trabalhamos a motivação, o foco e a blindagem da torcida (adversária ou a favor)”, destaca a psicóloga.
Além do atendimento aos atletas, a psicóloga oferecerá apoio aos pais dos jogadores. A intenção é criar um ambiente mais acolhedor e colaborativo, onde a família desempenha um papel ativo no fortalecimento da saúde mental dos filhos. “O apoio dos pais é fundamental para o desenvolvimento emocional dos atletas. Quando eles compreendem melhor o que seus filhos enfrentam mentalmente, podem oferecer o suporte necessário para fortalecer a resiliência e o equilíbrio emocional”, explica a psicóloga.
O Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira, Tuta, fica na rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560 – Mogilar.