
A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, nesta terça-feira (18/03), o projeto de lei de autoria da prefeita Mara Bertaiolli (PL), que autoriza a celebração de um convênio entre a Prefeitura e o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER) para a construção da nova ponte na Estrada da Volta Fria. A obra, aguardada há anos pelos moradores, contará com investimento de R$ 27 milhões custeados pelo Governo do Estado.
A nova ponte terá pista dupla, estrutura de concreto e uma rotatória que facilitará a interligação com a Estrada Furuyama e o acesso ao município de Suzano. O projeto também prevê a demolição da atual ponte, que está em condições precárias e permite a passagem de apenas um veículo leve por vez, além da elevação do greide para melhorar a segurança no local.
Com a aprovação do projeto na Câmara, o próximo passo será a elaboração do processo licitatório pelo DER para a contratação da empresa responsável pelas obras. “Agradecemos aos vereadores pelo apoio em viabilizar essa parceria com o Governo do Estado, que trará mais segurança e mobilidade para os moradores da região”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.
A construção da nova ponte reforça a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, retomada ainda no início do mandato. Em janeiro, com apenas 15 dias de gestão, a prefeita e o vice-prefeito, Téo Cusatis, receberam em Mogi das Cruzes o superintendente do DER, Sérgio Codelo, para uma vistoria técnica na Volta Fria. Durante a visita, Codelo reafirmou o compromisso do Estado em custear a obra e apresentou o projeto aprovado.
“Esta ponte é uma reivindicação antiga da população. Com a autorização do convênio, estamos mais próximos de iniciar as obras ainda neste ano, garantindo mais segurança para motoristas e pedestres”, ressaltou o vice-prefeito Téo Cusatis.
A nova ponte complementará as melhorias realizadas na Estrada da Volta Fria, que recebeu pavimentação de 11,66 km com investimento de R$ 23 milhões do Governo do Estado, concluída em 2023. A via é um importante corredor viário que conecta a Via Perimetral à avenida Guilherme George, em Jundiapeba, facilitando o escoamento da produção agrícola e ajudando a desafogar o trânsito na região oeste de Mogi das Cruzes.
A Prefeitura busca desde 2010 viabilizar recursos para a modernização da Estrada da Volta Fria. Com a futura ponte, a expectativa é melhorar a circulação de veículos, incluindo transporte coletivo e de cargas, além de promover o desenvolvimento econômico da região.














