
O mega mutirão de zeladoria realizado na área central da Cidade concluiu a primeira semana de trabalho com resultados significativos, como destaca a Prefeitura de Mogi. Entre os dias 10 e 14 de março, foram realizados diversos serviços de limpeza, manutenção e revitalização em um perímetro de quatro quilômetros quadrados, abrangendo do bairro do Socorro até a avenida Braz de Pina.
Durante este período, só de roçada, foram atendidos 21.508 metros quadrados, incluindo o Centro, parte do Centro Cívico, o Parque Botyra Camorim Gatti e as imediações da sede do Corpo de Bombeiros. As equipes também recolheram 9,5 toneladas de lixo.
Entre as ações de conservação, destacam-se a restauração de 105 metros de muretas de jardins, 20 floreiras, 117 bancos e cinco metros quadrados de pisos de praças e calçadas. O trabalho de poda atendeu 20 palmeiras, enquanto a manutenção da iluminação pública foi realizada em 28 pontos.
Outros serviços executados incluem a limpeza subterrânea em um ponto, instalação de três tampas de concreto, 83 manutenções em bocas de lobo e bocas de leão, construção de 44 metros lineares de rede subterrânea, além da pintura de 250 metros de guias amarelas e 1.280 metros lineares de muretas.
A Prefeitura também realizou a pintura de 45 postes de iluminação, a Operação Tapa-Buraco com 17 manutenções, a revitalização da sinalização de solo em 69,5 metros quadrados e a limpeza de 54 placas de trânsito.
As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram 38 abordagens a pessoas em situação de rua, das quais duas aceitaram encaminhamento para unidades de acolhimento institucional. O Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) executou a desobstrução e a manutenção preventiva em 500 metros de tubulação.
Na rua Professor Flaviano de Melo, onde havia ondulações e valetas, foi realizada a remoção de bloquetes e camadas de terra. Durante o processo, foram identificados vazamentos causados pelo tráfego de veículos pesados, exigindo um projeto mais detalhado para a solução definitiva do problema.
As floreiras de diversas ruas e praças também foram restauradas, mas a segunda etapa, que envolve o plantio e a manutenção de flores, grama e árvores ornamentais de pequeno porte, ainda está em fase de planejamento.
A iniciativa envolveu diretamente as Secretarias de Segurança, Mobilidade e Trânsito, Serviços Urbanos e Zeladoria, Assistência Social, Meio Ambiente e Proteção Animal, além do Semae. Este é o quarto mega mutirão de zeladoria realizado pela Prefeitura desde o início do ano, tendo já beneficiado os bairros de Jundiapeba, Botujuru e Cezar de Souza.
O objetivo da ação, como destaca a gestão, é atender com agilidade os pontos que mais necessitam de zeladoria, resolvendo problemas identificados pelas comunidades e garantindo a conservação e a segurança em toda a cidade.














