
Os contribuintes de Mogi das Cruzes começarão a receber no próximo mês os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Apesar disso, a primeira parcela do imposto terá vencimento apenas em março. Quem optar pelo pagamento à vista terá direito a um desconto de 5%. Para quem preferir parcelar, o tributo poderá ser quitado em até 10 vezes, com vencimentos entre março e dezembro.
Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, não haverá aumento no imposto, apenas a correção pela inflação, que será de 3,45%, o menor índice inflacionário registrado nos últimos quatro anos. Para comparação, o reajuste foi de 9,96% em 2022, 7,17% em 2023 e 3,51% no ano passado.
Além disso, os contribuintes que estiverem em dia com o IPTU até 30 de setembro de 2024 terão direito a um desconto de 5% no imposto de 2025, mesmo se optarem pelo parcelamento, desde que as parcelas sejam pagas até o vencimento. Quem optar pelo pagamento em cota única no próximo ano terá direito a um desconto adicional de 5%, totalizando uma dedução de 10% no valor total.
As datas exatas de vencimento serão informadas diretamente nas folhas dos carnês, de acordo com o CEP da propriedade. Após a emissão, será possível consultar o valor no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes (www.mogidascruzes.sp.gov.br) e também solicitar a segunda via para pagamento. Outra opção é realizar a consulta nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).














