Por Silvia Chimello
A propaganda eleitoral gratuita para as Eleições Municipais 2024 começa a ser veiculada nesta sexta-feira (30), com transmissão diária pelas redes de rádio e televisão até o dia 3 de outubro. Neste período, os partidos, coligações e federações vão poder divulgar seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
As eleições acontecem no dia 6 de outubro e, em municípios que tiver segundo turno, a votação ocorre no dia 27. Nessa segunda etapa, o horário eleitoral gratuito será exibido entre 11 e 25 de outubro.
Em Mogi das Cruzes, cinco chapas disputam a Prefeitura: Caio Cunha e Joel Chen (Podemos), Mara Bertaiolli (PL) e Téo Cusatis (PSD), Rodrigo Valverde (PT) e Jane Gondim (PDT), Sheila Mantovanni e Tenente Elmo (Mobiliza Nacional) e Roberto Rodrigues e Tatianne Taira (PRTB). Estão registrados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 385 candidatos à Câmara de Vereadores, representando as 23 legendas que participam da disputa.
Porém, nem todas as siglas terão direito à propaganda eleitoral, como é o caso de Sheila e Roberto, pois os partidos deles não atingiram as cláusulas de desempenho na eleição de 2022.
A coligação “Compromisso e Amor Por Mogi”, que lançou Mara Bertaiolli, representada pelos partidos: PL, PSD, Republicanos, União Brasil e MDB, é a que tem maior tempo de rádio e televisão, com 6’08’’.
O segundo maior tempo é do candidato Rodrigo Valverde, representando a coligação “Mogi da Prosperidade”, formada pelo PT, PSOL, Rede, PV, PCdoB, Solidariedade, DC, PDT e PMB. Ele terá 2’26’’.
Já o atual prefeito e candidato à reeleição, Caio Cunha (Podemos), representante da coligação “Coragem para Fazer a Diferença”, formada pelo Podemos, Avante, PRD, PSB, PSDB e Cidadania terá apenas 1’25’’ para fazer a propaganda.
As propagandas dos candidatos a prefeitos serão apresentadas em blocos de 10 minutos em dois momentos do dia — na TV, eles são veiculados às 13h e às 20h30; no rádio, às 7h e às 12h.
Outros 70 minutos são reservados diariamente para inserções curtas, de 30 ou 60 segundos, ao longo da programação. Deste tempo, 42 minutos são destinados aos candidatos a prefeito e nos outros 28 minutos são apresentados os candidatos a vereadores.