terça, 10 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Uma das ações será realizada na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, no Centro (Foto: PMMC)

Mogi intensifica ações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis durante o Carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar de Mogi das Cruzes informa que vai intensificar as ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante o período de Carnaval, considerado um dos momentos do ano com maior vulnerabilidade ao risco de transmissão. A estratégia prevê levar informação, testagem e insumos de prevenção a diferentes pontos da cidade, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.

Entre os dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, equipes da Unidade de Atenção aos Programas de Saúde 2 (Uaps 2), responsável pelo Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids (PMIST/Aids), estarão no distrito de Sabaúna, onde ocorre o tradicional Carnaval de rua, acompanhando a passagem dos blocos.

No local, serão oferecidos testes rápidos e gratuitos para HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Também haverá distribuição de insumos de prevenção, como preservativos internos e externos, além de gel lubrificante.

Ações no Centro

Além da mobilização em Sabaúna, a Prefeitura promoverá ações especiais nos dias 14 e 16 de fevereiro, na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, no Centro, entre as ruas Dr. Paulo Frontin e Professor Flaviano de Melo. Neste ponto, serão distribuídos autotestes de HIV, insumos de prevenção e orientações sobre a chamada Prevenção Combinada.

Essa estratégia reúne diferentes formas de proteção, como o uso de preservativos, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), indicada para prevenir a infecção pelo HIV antes da exposição ao vírus, e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), utilizada após situações de risco.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, o objetivo é estimular a testagem, permitir que a população conheça seu status sorológico e ampliar o acesso às informações sobre os métodos de prevenção disponíveis. “É uma ação que consideramos bastante importante para a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o cuidado com a população, especialmente em períodos de maior risco. Com informação, acesso e acolhimento, podemos ter um Carnaval mais seguro, consciente e saudável”, afirma a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.

Publicado em: 10 de fevereiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo