Nos momentos finais antes do primeiro turno, os candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes intensificam sua busca pelos votos dos indecisos. Agora é santinho por toda a Cidade, apresentando as propostas de trabalho e pedindo os votos de confiança da população, que terá que decidir entre os cinco nomes que concorrem à Prefeitura e os 380 postulantes às 23 vagas na Câmara de Vereadores.
Neste sábado (5), os três principais candidatos, conforme as pesquisas de intenção de voto — Mara Bertaiolli (PL), que lidera todas elas; o prefeito Caio Cunha (Podemos), o segundo lugar; e Rodrigo Valverde (PT), o terceiro colocado —, realizarão eventos públicos para encerrar suas respectivas campanhas (https://vanguardaaltotiete.com.br/mara-bertaiolli-do-pl-pode-ser-eleita-prefeita-de-mogi-das-cruzes-sp-no-1o-turno)
Mara e seu vice, Téo Cusatis (PSD), irão percorrer diversos bairros de Mogi das Cruzes ao longo do dia, conversando com eleitores e esclarecendo dúvidas, sem um roteiro fixo.
Caio Cunha, que tem como candidato a vice o coronel Joel Chen (Podemos) convoca seus apoiadores para carreatas, que partirão, às 14h, de diferentes regiões da Cidade, como Braz Cubas, Santo Ângelo, Jundiapeba, Sabaúna e Piatã, convergindo para a Avenida Cívica, no bairro Mogilar.
Já Rodrigo Valverde (PT) e a vice Jane Gondim (PDT) planejam o “Abração”, uma caminhada temática que, simbolicamente, abraçará o Centro de Mogi. A concentração será às 9h, na Casa da Prosperidade, e sua campanha ainda promoverá a “Carreata da Vitória”, às 13h, partindo da Rua João XXIII, com destino a vários bairros do Município.
O objetivo dessa mobilização é conquistar os votos dos indecisos, que tiveram a oportunidade de avaliar o desempenho dos três principais prefeituráveis que participaram do debate promovido pela TV Diário.
Os outros dois postulantes ao cargo, Sheila Mantovanni e José Roberto Rodrigues (PRTB), não participaram, pois seus partidos não atendem aos critérios de representatividade estabelecidos para ter esse direito. O Ela disse que não tem agenda definida para sábado. Rodrigues não encaminhou as informações.
Aqueles que perderam o debate podem conferir a cobertura da jornalista Sabrina Pacca, que detalhou as respostas dos candidatos em reportagem disponível no site e redes sociais da Vanguarda (https://vanguardaaltotiete.com.br/debate-entre-prefeituraveis-de-mogi-e-marcado-por-acusacoes-de-machismo-e-algumas-propostas/).
Horário Político
Nesta quinta-feira (3), último dia de propaganda eleitoral gratuita, os candidatos apresentaram seus planos de governo para conquistar o apoio dos eleitores. Rodrigo Valverde, lançado pela coligação “Mogi da Prosperidade”, recebeu mensagens de apoio de ministros e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluindo nomes como Fernando Haddad (Economia) e Marina Silva (Meio Ambiente). Ele também reforçou seu foco em Saúde e combateu o preconceito contra seu partido, o PT.
O programa de Mara Bertaiolli, apoiada pela coligação Respeito e Amor por Mogi, com a participação do PL, PSD, PP, MDB, União Brasil e Republicanos, focou em temas como Educação, Saúde e Mobilidade. Trouxe depoimentos de eleitores e imagens da candidata interagindo com mulheres, homens, idosos e crianças, e depoimentos de pessoas defendendo a sua candidatura.
Já o prefeito Caio Cunha, da coligação “Coragem para Fazer a Diferença” – integrada pelo Podemos, Avante, PRD e PSB, com menor tempo de TV, defendeu sua gestão durante a pandemia, destacou economias feitas e criticou a administração anterior, pedindo continuidade para avançar com seus projetos.