terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Risco é considerado "muito alto" na Região Metropolitana de São Paulo, que inclui Mogi (Foto: Jonny Ueda)

Defesa Civil do Estado emite alerta para a ocorrência de temporais na região nos próximos dias

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um novo alerta meteorológico para todo o território paulista devido à intensificação das condições atmosféricas que favorecem a ocorrência de chuvas intensas nos próximos dias. Diante do cenário, o Governo do Estado informou que irá instalar um Gabinete de Crise a partir de domingo (18).

Segundo o órgão estadual, o risco é considerado “muito alto” em algumas regiões, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo, que inclui Mogi das Cruzes e os municípios do Alto Tietê.

Em Mogi, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica previsão de chuva para os próximos dias, com temperaturas variando entre 19°C e 27°C ao longo do fim de semana.

No sábado (17), o tempo ainda deve ser marcado por períodos de sol entre nuvens em todo o Estado, favorecendo a elevação das temperaturas e a sensação de calor e abafamento. A partir da tarde, a combinação do aquecimento diurno com a umidade vinda do oceano e da região amazônica pode provocar pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e, pontualmente, queda de granizo. De acordo com a Defesa Civil, trata-se de um padrão típico do verão, com possibilidade de transtornos localizados.

A partir do domingo (18), com previsão de permanência ao menos até segunda-feira (19), a atuação conjunta de uma frente fria, uma área de baixa pressão atmosférica e o fortalecimento do canal de umidade da Amazônia deve favorecer a ocorrência de chuvas mais abrangentes em todo o Estado.

As precipitações podem ocorrer com intensidade moderada a forte, acompanhadas por descargas elétricas, ventos intensos e episódios isolados de granizo. Os modelos meteorológicos indicam risco de elevados acumulados, principalmente entre domingo e segunda-feira, com maior potencial de transtornos na faixa leste paulista.

Gabinete de Crise

Diante das previsões, o Governo do Estado informou que o Gabinete de Crise será instalado no domingo (18) e na segunda-feira (19). A medida tem como objetivo reforçar o monitoramento das condições climáticas, a articulação entre os órgãos envolvidos e a resposta rápida a eventuais ocorrências.

De acordo com os modelos meteorológicos, os acumulados de chuva previstos são classificados como muito altos para a Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, região de Itapeva, além das regiões de Campinas e Sorocaba.

O risco é considerado alto nas regiões de Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Ribeirão Preto e Franca.

A Defesa Civil do Estado informou que segue em monitoramento contínuo e orienta a população a acompanhar os alertas oficiais, evitar áreas alagadas, encostas e locais com risco de queda de árvores, além de adotar medidas preventivas para reduzir possíveis impactos.

Publicado em: 16 de janeiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo