terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Corredor Nordeste faz parte do programa Integra Mogi (Foto: Jonny Ueda)

Corredor Nordeste em César de Souza deve ser concluído até agosto de 2026

Silvia Chimello

 

As obras do Corredor Nordeste, em César de Souza, estão com cerca de 70% do cronograma de execução concluído. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, que prevê a conclusão dos serviços para agosto de 2026, com investimento de aproximadamente R$ 121,6 milhões.

Apesar de a Prefeitura ter informado que as obras estão aceleradas, os números divulgados agora pela gestão indicam que os serviços não avançaram muito em relação ao registro feito no final de setembro pela Vanguardaquando o cronograma já havia chegado aos 70% dos serviços executados.

Além da reorganização da rotatória da avenida Francisco Rodrigues Filho, o projeto de mobilidade em andamento no distrito envolve também a duplicação da avenida Pedro Romero e a instalação da Via Parque 1. Há ainda abertura de uma nova via que dará acesso ao viaduto projetado sobre a linha férrea, que já está com toda a parte estrutural finalizada.

Sobre a rotatória da avenida Francisco Rodrigues Filho, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura adianta que a remodelação geométrica já está concluída, assim como a repavimentação, a sinalização vertical e a iluminação. Atualmente estão sendo executados o complemento da sinalização horizontal e o paisagismo.

A nova avenida com duas pistas, instalada paralelamente à avenida Ricieri José Marcatto, fará a ligação com o viaduto sobre a linha férrea e seguirá até a avenida Dante Jordão Stoppa, próxima ao centro de compras do distritro.

De acordo com a Secretaria de Obras, essa avenida já está com a parte estrutural concluída, incluindo o sistema de drenagem e a base da via. As próximas etapas são a implantação da capa asfáltica, sinalização e iluminação.

O projeto prevê a extensão de 2,4 quilômetros de via, com início na avenida Francisco Rodrigues Filho, na altura da Pedro Romero. Estão projetados ainda 1.850 metros de ciclovias.

Avenida Pedro Romero

A duplicação da avenida Pedro Romero, também do Programa Integra Mogi, está em andamento e não terá custos para a Prefeitura, pois é uma contrapartida da iniciativa privada, com investimento de R$ 11 milhões. A entrega está prevista para agosto do próximo ano.

Os trabalhos estão concentrados na construção de um dispositivo viário próximo ao futuro loteamento na via, além de limpeza do terreno, retirada de intervenções e sondagens técnicas.

A quarta pista da avenida terá 2 quilômetros de extensão, iluminação, passeio, ciclovia e canteiro central. A previsão de conclusão é no segundo semestre de 2026.

Segundo a Prefeitura, a duplicação deve melhorar a fluidez do trânsito para quem entra ou sai de César de Souza pela Via Perimetral, em direção ao Centro ou à rodovia Mogi-Dutra, além de se integrar ao Corredor Nordeste.

Avenida Parque 1

Outro projeto para melhorar a mobilidade na região leste da Cidade é a construção da Avenida Parque 1, nova ligação entre a avenida Francisco Rodrigues Filho, a rotatória da avenida Waldemar Costa Filho e a avenida Antônio de Almeida, ligando César aos bairros do Rodeio e Mogilar.

A conexão deve ajudar a desafogar o trânsito de quem sai de bairros densos e precisa acessar o Centro, outras regiões ou a Mogi-Dutra com mais rapidez. “Este conjunto de ações resultará em avanços em mobilidade e reorganização do trânsito desde o distrito de César de Souza até a região do Mogilar, sentido Centro”, afirma a gestão.

A Prefeitura informa que está cumprindo os trâmites administrativos para a abertura da licitação das obras e finalizando o projeto básico.
O processo estava condicionado à autorização da Cetesb, já concedida. Agora, estão sendo providenciadas as licenças da Fundação Florestal, SP Águas e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal. A previsão é de início do processo licitatório em breve.

Também está em estudo a instalação de uma ponte estaiada na região do Shopping Mogi e Praça Kazuo Kimura., mas a gestão ainda está avaliando o projeto. “Novas intervenções estão em estudo e serão previamente debatidas com a população”, completa a administração.

 

Publicado em: 3 de novembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo