
O esporte paralímpico do Alto Tietê estará representado nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025, que serão realizados no Chile, entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro. O SESI Suzano e Mogi das Cruzes terá nove atletas e um treinador convocados para defender o Brasil na competição, que reunirá mais de 1.500 jovens de 33 países. Entre os selecionados estão oito atletas do vôlei sentado e um atleta e um treinador do goalball.
De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), esta será a sexta edição do evento, que contará com disputas em 13 modalidades esportivas. As competições serão realizadas em três regiões do país-sede (Santiago, Valparaíso e O’Higgins) e irá reunir jovens atletas de 14 anos a 21 anos.
Com base nos resultados obtidos nas últimas competições, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou oito atletas do vôlei sentado do SESI Suzano, sendo quatro da equipe masculina e quatro da equipe feminina, para integrar a seleção brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens. Todos os representantes do Brasil na modalidade pertencem à equipe do SESI Suzano, evidenciando o papel da unidade como um dos principais centros formadores da categoria.
Entre eles está Isaac Bergamin Felix, que já defendeu o Brasil nos Jogos Parapan- Americanos de Jovens de Bogotá, em 2023. Para ele, a convocação é sinônimo de felicidade e expectativa. “A ansiedade está a mil. Estou muito feliz com a convocação e muito ansioso para representar meu país pela segunda vez em um campeonato internacional”, contou o atleta.
Ao lado de Isaac, também foram convocados Gustavo Henrique de Jesus, Victor Hugo Voi Taborda e Vinicius Juliano da Silva, que compõem a equipe masculina do Vôlei Sentado. No time feminino, Agnes Garcia, Maria Clara de Souza, Maria Luiza dos Santos e Yasmin Santos Camargo também celebraram a convocação.
Para Agnes, que representará o Brasil pela primeira vez nesta competição, a notícia foi a realização de um sonho. “Eu fiquei muito feliz e realizada, pois o sonho de todo atleta é ultrapassar as barreiras internacionais e alcançar o mundo. Espero que essa conquista seja a primeira de muitas”, celebrou a atleta.
Goalball: SESI-SP também representado

No Goalball, a Seleção Brasileira também terá representantes do SESI-SP. O atleta Marco Antônio de Almeida Santos e o treinador da equipe de Goalball do SESI Mogi das Cruzes, João Pedro Ferreira dos Santos foram convocados para defender o país nesta edição do Parapan.
João Pedro integrará a comissão técnica da Seleção, reforçando, ao lado de seu atleta, o protagonismo da unidade como referência nacional no esporte paralímpico.
Recém-chegado ao comando da equipe do SESI Mogi das Cruzes, João Pedro celebra a oportunidade de atuar em um evento internacional. “O SESI-SP é gigante no Brasil e no mundo na modalidade do Goalball. Seguimos firmes no objetivo de 2025 e já iniciamos a preparação para manter, em 2026, a trajetória campeã que o SESI-SP construiu”, afirma.
Convocado em janeiro deste ano para integrar a Seleção Brasileira de base, o treinador destaca a honra de representar o país no maior evento de paradesporto juvenil das Américas, onde atuará como auxiliar técnico. “Enfrentaremos Canadá, Argentina, Chile, Colômbia e México, seleções em constante evolução. Teremos grandes jogos e confiamos no elenco montado para buscar mais um título pan-americano para o Brasil”, conclui.
Convocações como essas mostram a força do trabalho desenvolvido pelo SESI-SP. Com estrutura adequada, dedicação e incentivo desde a base, o esporte floresce e revela talentos que seguem fazendo história e levando o nome do Brasil para todo o mundo.














