Por Júlia Barreira
O Ginásio Professor Hugo Ramos, o Hugão, em Mogi das Cruzes, foi palco de uma noite inesquecível (e intensa) para o torcedor mogiano. Com os 4,6 mil lugares completamente ocupados e uma torcida vibrante que empurrou o time a cada posse de bola, o Mogi Basquete lutou até o fim, mas acabou superado por 82 a 81 pelo Sesi Franca, atual campeão brasileiro e sul-americano, no primeiro duelo da série melhor de cinco das finais do Campeonato Paulista 2025. Com o resultado, o Franca abre 1 a 0 na série. O Mogi Basquete agora busca a recuperação nos jogos 2 e 3, que acontecem em Franca, nos dias 9 e 10 de outubro, às 19h, no Ginásio Poliesportivo Pedro Morilla Fuentes, mais conhecido como Pedrocão. Caso necessários, o quarto jogo será em Mogi, no dia 13, e o quinto e decisivo confronto no dia 15, novamente em Franca.
Mesmo diante de uma das melhores equipes do país, o time comandado por Fernando Penna mostrou personalidade e manteve o jogo equilibrado durante os 40 minutos.
O início foi dominado pelo Franca, que abriu 20 a 12 no primeiro período. No segundo quarto, o Mogi equilibrou as ações, mas a equipe visitante levou a vantagem de 40 a 31 para o intervalo. Durante o intervalo, o público foi embalado pela tradicional apresentação das Mogi Girls e pelo momento Azzure Concept, com a presença do mascote Jaguá, que distribuiu camisas comemorativas.
Na volta do intervalo, aos quatro minutos do terceiro período, Paulo Lourenço empatou o jogo com dois pontos e falta convertida, e logo em seguida Gabriel Caldeira virou com uma bola de três. O time mogiano venceu o quarto por 33 a 22 e foi para o último período com vantagem de 59 a 57.
Nos minutos finais, o duelo seguiu ponto a ponto. Faltand seis minutos aa o jogo terminar, o Franca retomou a liderança, mas o capitão Felipe Ruivo manteve o Mogi na briga, reduzindo para 80 a 78. Nos segundos derradeiros, a equipe teve a chance do empate, mas a bola não caiu – e Franca venceu por 82 a 81. A parcial foi de 20 a 17 no último quarto.
Após o jogo, o técnico Penna elogiou a entrega do elenco e destacou o orgulho pelo desempenho da equipe, mesmo com a derrota. Veja o vídeo:















