
Neste domingo (5), a partir das 9h, o Centro Esportivo do Bunkyo, em Mogi das Cruzes, receberá as finais das Divisões AA e AAA do Campeonato de Beisebol Amador (CBA). Na Divisão AAA, a disputa será entre os times Koringas, da Capital Paulista, e Brotherhood, de Atibaia. Já na Divisão AA, considerada a divisão de acesso, os finalistas são os times Foxes e Blue Label, ambos de São Paulo.
O CBA é o principal campeonato de beisebol amador para adultos, reunindo 25 equipes divididas em três divisões. Os times jogam em sistema de turno e returno até a definição dos finalistas em cada categoria. Entre os participantes estão atletas federados e até jogadores que já passaram por ligas profissionais de beisebol.
Na Divisão AAA, os Koringas enfrentaram os Tomateros, da cidade de Suzano, repetindo a final de 2024. Desta vez, porém, quem levou a melhor foi a equipe de São Paulo. O vice-campeão de 2024 é liderado no bastão por Pedro Irikura, que até o momento possui o melhor índice de aproveitamento da divisão. O Brotherhood, semifinalista de 2024, chega à final após vencer o Sudoeste por 11 a 5. A final da Divisão AAA reunirá o principal arremessador da liga, Lucas Tadokoro, do Brotherhood, contra o principal rebatedor, Pedro Irikura. O desempenho de Lucas Tadokoro em 2025 tem sido tão impressionante que, com 39 strikeouts em um jogo de 5 entradas, seria equivalente a eliminar 39 rebatedores em 2,5 jogos consecutivos.
Na Divisão de acesso, o Foxes venceu o Highlanders em partida disputadíssima por 4 a 3, enquanto o Blue Labels passou pelo Monarchs por 13 a 3.
Vitor Rodrigues, um dos dirigentes do CBA, demonstra satisfação com a temporada: “Todos nós, dirigentes e organizadores do CBA, estamos muito felizes com o desempenho das equipes, que evoluem tecnicamente a cada temporada. É nítido o quanto os times levam o jogo a sério, treinando e se dedicando. Temos feito de tudo para aprimorar a liga amadora a cada ano e, agora, com a cidade de Mogi não apenas sediando o campeonato, mas também tendo um time representando a cidade que respira beisebol, nos sentimos muito orgulhosos.”.
O manager geral do Bunkyo Mogi Beisebol, Juliano Abe, comenta sobre a importância de receber as finais do CBA na cidade: “É uma honra sediar um campeonato tão bem organizado como o CBA. Isso coloca Mogi novamente na rota do beisebol. Nossa cidade, que já foi casa de jogadores incríveis, agora oferece uma oportunidade única para nossas crianças assistirem ao vivo a jogos de alto nível, com atletas que já foram profissionais ou que representaram a seleção brasileira.”.
O Centro Esportivo do Bunkyo está localizado na Av. Japão, 5919, no bairro Porteira Preta. A entrada é gratuita.















