terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Divulgação

Aluna de Salesópolis leva projeto ambiental para conferência nacional em Brasília, em outubro

Por Maria Salas

A jovem Mabbi Vitória Siqueira Campos, de 14 anos, estudante do 8º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Professora Rosa Maria de Souza, em Salesópolis, será a única representante da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes, vinculada à Secretaria Estadual de Educação, na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento acontecerá entre os dias 6 e 10 de outubro de 2025, em Brasília, reunindo estudantes de todo o País.

A aluna teve seu projeto pedagógico, sob a orientação dos professores Caroline Bianca Nicolau da Silva e Carlos Roberto de Jesus dos Santos, selecionado na Etapa Estadual de São Paulo (no mês de agosto) e, ao lado de outros 22 trabalhos, integrará uma proposta unificada que será apresentada na etapa nacional. A iniciativa de Mabbi tem como foco a revitalização do córrego localizado no entorno da escola, com ações voltadas à mitigação dos impactos ambientais causados pelo descarte irregular de resíduos domésticos e à promoção da sustentabilidade. A estudante irá viajar acompanhada por Maria Verônica da Nóbrega da Silva, educadora responsável por coordenar o grupo paulista formado pelos 23 estudantes selecionados no Estado.

Mabbi fala sobre o significado de ter seu projeto escolhido para representar Salesópolis em Brasília e de que forma essa experiência se conecta à sua visão sobre o meio ambiente: “Representa mais que um reconhecimento pessoal, é um chamado para falar de justiça climática. Moro em Salesópolis, onde nasce o rio Tietê. Se aqui, no início do percurso, já existe poluição ao lado de uma instituição educacional, como esperar que ele seja respeitado em todo o trajeto? Isso revela uma desigualdade: enquanto alguns têm acesso à água limpa e preservada, outros convivem diariamente com a contaminação. Justiça climática significa corrigir essa diferença, garantindo que todas as comunidades, independentemente de onde vivem, tenham direito ao mesmo cuidado ambiental. Meu projeto nasce desse contraste, para mostrar que não basta celebrar o rio Tietê como símbolo histórico se a sua nascente já sofre. Espero, de resultado, dar visibilidade a essa realidade, sensibilizar gestores e inspirar jovens a se engajarem na defesa do meio ambiente. Ser selecionada me dá a chance de levar essa mensagem: não há justiça ambiental sem justiça social.”.

A presença de Salesópolis em um evento nacional de tamanha relevância dá visibilidade não apenas ao trabalho desenvolvido pela escola, mas também fortalece o papel da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes no incentivo a práticas pedagógicas que unem conhecimento acadêmico e cidadania. “Como orientadores do projeto pedagógico, o corpo docente da unidade escolar espera que a participação da nossa escola na IV Conferência do Meio Ambiente seja um momento de grande aprendizado e de envolvimento para todos os nossos estudantes. Desejo que eles possam compreender, de maneira prática e reflexiva, a importância de cuidar do nosso planeta e que se sintam protagonistas nesse processo. Também espero que o projeto fortaleça a integração entre as áreas do conhecimento, incentive atitudes sustentáveis dentro e fora da escola e desperte nos nossos jovens a consciência cidadã que tanto precisamos. Mais do que participar de um evento, que essa experiência deixe marcas positivas e duradouras em cada aluno e em nossa comunidade escolar.”, destaca a professora Caroline Bianca Nicolau da Silva, uma das orientadoras do projeto.

Meio ambiente
O trabalho apresentado pela aluna Mabbi nasceu da necessidade de enfrentar um problema local: o córrego que passa ao lado da Escola Estadual Professora Rosa Maria de Souza (PEI), em Salesópolis. O espaço, comprometido pelo esgoto urbano e pelo descarte irregular de lixo, deságua no rio Paraitinga, afluente direto do rio Tietê. A poluição visível e o mau cheiro despertaram na estudante e em seus colegas a urgência de propor uma ação de revitalização da área, unindo ciência, educação e mobilização comunitária.

O objetivo central é mitigar os impactos ambientais causados pelos resíduos domésticos e, ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade ambiental por meio da educação prática. A proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), que o Brasil assumiu como metas até 2030.

Além de envolver a comunidade escolar, o projeto conquistou uma parceria importante: a ECOTUR, empresa de turismo de Salesópolis, que disponibilizou uma bióloga e uma guia turística para acompanhar as ações e enriquecer o processo com conhecimento técnico e práticas de sensibilização ambiental.

Sobre a VI CNIJMA
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) chega à sua sexta edição com o objetivo de estimular o protagonismo juvenil e incentivar a mobilização das escolas para ações em prol da justiça climática. Destinada a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (11 a 14 anos), a conferência reúne escolas públicas, privadas e comunitárias, incluindo instituições indígenas, quilombolas, do campo e bilíngues para surdos. Trata-se de um processo pedagógico que promove debates, pesquisas e ações transformadoras sobre mudanças climáticas, fortalecendo o papel das escolas na formação de uma geração mais consciente e comprometida com o futuro do planeta.

Publicado em: 26 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo