
Por Silvia Chimello
A prefeita Mara Bertaiolli assinou nesta segunda-feira (8/9) o chamamento público para a contratação de uma Organização Social que ficará responsável pela gestão do Hospital Médico-Veterinário de Mogi das Cruzes. O novo serviço funcionará 24 horas por dia e promete ampliar os atendimentos gratuitos, oferecendo mais consultas, castrações, exames e internações para cães e gatos da população mogiana.
A medida foi tomada após a Organização Social SPMV, que atualmente administra a Clínica Pública Veterinária da cidade, solicitar a rescisão do contrato. “Estamos aqui para anunciar o Hospital Médico-Veterinário 24 horas de Mogi das Cruzes, que oferecerá uma estrutura compatível com o tamanho da nossa cidade, com a ampliação de todos os serviços oferecidos atualmente. Como nós recebemos o pedido de rescisão amigável feito pela organização que administra a clínica, decidimos ampliar os serviços e vamos instalar em Mogi das Cruzes um atendimento com nova dimensão, maior e com mais qualidade, 24 horas por dia”, destacou a prefeita, ao lado do vice-prefeito Téo Cusatis.
O anúncio foi feito no Auditório da Prefeitura e contou com a presença do presidente da Câmara, José Francimário Vieira, o Farofa, além dos vereadores Edson Santos, Johnny da Inclusão, Tonhão, Osvaldo Silva e Maurinho do Despachante. Também participaram a chefe de Gabinete, Neusa Marialva; o procurador-geral do município, Filipe Hermanson; a secretária do Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare; o secretário de Segurança, Gilberto Ito; e a secretária da Mulher, Lívia Bolina.
Durante o evento, foi apresentada uma retrospectiva das políticas públicas voltadas à causa animal em Mogi das Cruzes. O município criou, em 2012, o Código de Bem-Estar Animal e a Câmara Técnica de Proteção Animal. No ano seguinte, lançou o Petmóvel, primeira unidade móvel de castração e adoção responsável. Em 2015, começaram as obras do Centro de Bem-Estar Animal em Cezar de Souza, inaugurado em 2016 como o primeiro Hospital Veterinário Público da Região Metropolitana de São Paulo.
Mais recentemente, em 2024, entrou em funcionamento a clínica veterinária pública da rua Dr. Deodato Wertheimer, sob gestão da OS SPMV. No dia 18 de agosto, porém, a entidade solicitou a rescisão amigável do contrato. Para garantir a continuidade do atendimento público e gratuito, a Prefeitura abriu um novo chamamento público. Até a efetivação da mudança, a clínica segue em funcionamento, sem interrupção nos serviços.
Hospital Médico-Veterinário 24 horas
A nova unidade ampliará a rede de proteção animal da cidade, com estrutura completa para consultas, exames, cirurgias e internações gratuitas. O atendimento será prioritário para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, além de ONGs, protetores independentes e animais em situação de risco.
O hospital oferecerá consultas com especialistas, cirurgias em cinco níveis de complexidade, anestesia e tranquilização, além de exames laboratoriais variados. Também estão previstos procedimentos como aplicação de talas ortopédicas, sessões de quimioterapia, radiografias digitais, ultrassonografias e outros serviços.
Com o Hospital Médico-Veterinário 24 horas, Mogi das Cruzes passa a oferecer uma estrutura mais robusta, garantindo maior alcance no atendimento e reforçando o compromisso do município com a causa animal.














