terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Secretária Rebeca apresentou o novo aplicativo junto com o adjunto Luiz Bot (Foto: Sabrina Pacca)

“SIS na Palma da Mão” promete revolucionar a saúde com tecnologia e mais agilidade no atendimento

Silvia Chimello

A Prefeitura lançou na noite desta quinta-feira (4) o programa “SIS na Palma da Mão”, uma ferramenta digital que promete transformar a forma como os mogianos acessam a saúde pública. O novo sistema será disponibilizado por meio de um aplicativo e deve ser implantado gradualmente nos próximos oito meses, centralizando em ambiente digital todos os serviços da rede municipal.

O programa foi apresentado oficialmente pela prefeita Mara Bertaiolli e seu vice, Téo Cusatis, durante um evento no Cemforpe que reuniu cerca de 700 pessoas. Profissionais da Saúde, servidores da Secretaria Municipal e das Organizações Sociais de Saúde (OSSs), vereadores, secretários municipais, representantes de associações da área, autoridades e imprensa acompanharam de perto o anúncio que marca um novo capítulo para a saúde pública da Cidade.

Prefeita Mara Bertaiolli (Foto: Sabrina Pacca)

A apresentação contou com vídeo explicativo sobre o funcionamento do sistema e exposição dos equipamentos já instalados no hall do Cemforpe, como totens de autoatendimento e cabines de telemedicina. A prefeita Mara Bertaiolli destacou que a inovação representa um divisor de águas. “O SIS vai levar a Saúde para a palma da mão de cada mogiano. Este é um marco da nossa gestão, porque garante autonomia ao paciente e transforma a forma como o cuidado chega até as pessoas”, disse ela, reforçando que tudo será feito “com muito planejamento”

O SIS na Palma da Mão permitirá agendamento de consultas e exames diretamente pelo celular, check in eletrônico por meio de QR Code em totens na chegada para atendimento nas unidades de saúde, gravação de transcrição de consultas, envio de receita digital para retirada de medicamentos na farmácia, agendamento automatizado de exames e consultas de especialidades, prontuário único do paciente em toda a rede de saúde, integração da gestão dos equipamentos, acompanhamento do histórico clínico completo na palma da mão, além da possibilidade de consultas por telemedicina e de solicitação prévia de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas), com o preenchimento de sintomas para agilizar a classificação de risco nas unidades.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa MV e integra o Sistema Integrado de Saúde (SIS), criado em 2010 na gestão do ex-prefeito Marco Bertaiolli e do então secretário de Saúde, Téo Cusatis, um dos principais entusiastas do programa, que esteve ao lado da prefeita durante toda a apresentação da nova ferramenta. “Mogi das Cruzes saiu na frente quando criou o SIS, e hoje damos mais um passo histórico com o SIS na Palma da Mão. É mais tecnologia, mais transparência e mais agilidade para a população”, destacou o vice, que pretende acompanhar de perto a implantação do novo sistema, que ajudará a reorganizar a saúde da Cidade.

A secretária de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, e seu adjunto, Luiz Henrique Bot, explicaram o passo a passo de como vai funcionar o novo modelo e reforçaram que os benefícios não se limitam aos pacientes. “O aplicativo simplifica processos e libera os profissionais para se dedicarem ao que realmente importa: o cuidado humano. É modernização com sensibilidade, aproximando ainda mais a Saúde das pessoas”, disse Rebeca.

Primeiro passo

O primeiro passo será o recadastramento dos usuários no novo sistema “SIS na Palma da Mão”. Hoje, o SIS tem cerca de 1,2 milhão de inscritos — quase três vezes a população da cidade, estimada em 450 mil habitantes — o que demonstra a necessidade de uma revisão e enxugamento do sistema.

O processo será feito nas unidades de saúde, durante as consultas eletivas, e permitirá atualizar informações e organizar o banco de dados para acesso ao novo aplicativo. Quem ainda não tiver o cartão do SIS deve procurar a unidade mais próxima. Enquanto isso, o cartão físico do SIS e o atendimento pelo telefone 160 seguirão em funcionamento, garantindo alternativas para os pacientes que preferirem esse tipo de atendimento.

Pacote de investimentos

O lançamento do “SIS na Palma da Mão” integra as ações em comemoração aos 465 anos de Mogi. No mesmo evento, realizado no Cemforpe, Mara e Téo também anunciaram a construção de uma nova UPA em Braz Cubas, a instalação de uma UBS em César de Souza, melhorias na futura maternidade e na Cidade da Saúde, além de investimentos em equipamentos como tomógrafo, fisioterapia e reorganização do pacto hospitalar.

Cerca de 700 pessoas participaram do evento (Foto: Sabrina Pacca)

Publicado em: 5 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo