terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Meio ambiente: Suzano certifica cinco condomínios sustentáveis em parceria com a Univence

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Fundo Social de Solidariedade certificaram nesta quinta-feira (28) cinco conjuntos residenciais de Suzano com o título de “Condomínio Sustentável” durante o encerramento do primeiro ciclo de atividades do projeto “Condomínios em Ação”, desenvolvido em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Univence. A atividade foi realizada na Central de Triagem Dr. Edson Gianuzzi, no Miguel Badra.

O secretário André Chiang e a presidente do órgão municipal, primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, assim como o vereador Marcos Antonio dos Santos, o Maizena, participaram da cerimônia que celebrou a iniciativa voltada à educação ambiental e ao recolhimento de materiais recicláveis dos condomínios, que resultou na entrega de 100 quilos de alimentos ao Fundo Social da Solidariedade, já que uma das premissas do projeto é separar metade da renda advinda dos recicláveis para compra de produtos destinados à doação.

Foram agraciados nesta ocasião, pelas autoridades municipais e pela presidente da Univence, Ingrid Brum, os condomínios: Oriente 1, do Jardim Japão; Recanto das Cerejeiras, do Jardim Casa Branca; Parque Sintonia, do Parque Residencial Casa Branca; Residencial Parque Atlântica, do Boa Vista; e Parque Serafim, do bairro Chácaras Reunidas Guaio. Fez parte da solenidade uma apresentação das crianças e adolescentes do Instituto Emaús, localizada no bairro Rio Abaixo.

A dinâmica da iniciativa envolveu plantões da equipe da Univence nos condomínios inscritos durante três sábados do último mês de julho (12, 19 e 26/07), quando os moradores puderam entregar seus materiais recicláveis diretamente aos cooperados. Junto aos síndicos e moradores destes locais, foram reforçados os aspectos relacionados à educação ambiental, à correta instalação de caçambas para coleta de resíduos recicláveis e à definição de novos pontos de coleta.

O projeto agora fará parte do calendário fixo da cooperativa, que seguirá com o apoio da administração municipal para seguir estimulando a separação correta de recicláveis, fortalecendo essa cultura dentro dos condomínios e gerando impacto social. A seleção considera a diversidade regional dos conjuntos residenciais e seus diferentes perfis, buscando garantir uma participação ampla e representativa.

O síndico do Condomínio Oriente 1, do Jardim Japão, Arisson Santos, enalteceu a mobilização para adesão à iniciativa. “Assumi a gestão com esse compromisso, de contribuir com as ações relacionadas à reciclagem em nosso município. Conseguimos levar essa pauta às nossas reuniões e com apoio de todos pudemos contribuir com o projeto”, avaliou.

A presidente da cooperativa afirmou que a iniciativa se integra às práticas sustentáveis do município. “O projeto representa um passo importante na valorização do nosso trabalho e na aproximação com a comunidade a que servimos. Estamos prontos para colaborar com os condomínios e orientar os moradores, garantindo que todo o material coletado seja corretamente destinado, gerando renda para nossos cooperados e benefícios para o meio ambiente”, declarou Ingrid.

De acordo com André Chiang, o projeto contempla o viés ambiental e também o social, com a dinâmica proposta pela iniciativa. “Conseguimos unir sustentabilidade e solidariedade já que oferecemos aos moradores uma oportunidade de refletir sobre seus hábitos e, ao mesmo tempo, ajudar quem mais precisa. É uma ação que une educação ambiental, responsabilidade social e cuidado com Suzano”, pontuou o titular da pasta do Meio Ambiente.

A primeira-dama exaltou a atuação da Univence e o crescimento do trabalho da cooperativa, reconhecendo a adesão dos condomínios que foram certificados. “Quero parabenizar todos os integrantes da cooperativa Univence em nome da presidente Ingrid, e a todos os condomínios que participaram do projeto. Nossa intenção é apoiar todas as ações que trazem melhorias para a população e para o Meio Ambiente, com iniciativas inteligentes e que deixam um legado positivo relacionado à conscientização sobre a coleta seletiva e ao espírito solidário”, ressaltou Déborah, que, ao final do evento, fez fotos com as crianças e adolescentes do Instituto Emaús.

Também participaram da atividade, por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: a diretora de Controle e Fiscalização Ambiental, Solange Wuo; o diretor do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, Marcelo Silva; os coordenadores Marciel Alves, Mércia Reis, Natacha Nakamura e Andréia Nascimento; a engenheira ambiental Giovanna Hamada; e o assessor Roberto Kajiwara. Também estiveram presentes o coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Alan dos Santos; e a diretora do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), Beatriz Leite.

Publicado em: 29 de agosto de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo