
A Diocese de Mogi das Cruzes e a Catedral Diocesana Sant’Ana promovem, entre os dias 11 e 27 de julho, uma série de celebrações em homenagem à padroeira Sant’Ana e seu esposo, São Joaquim, com o tema “Com Sant’Ana, Peregrinos de Esperança”, em comunhão com o Jubileu de 2025, convocado pela Igreja Católica.
A abertura oficial da programação religiosa será neste sábado (12), às 18h, com o tradicional levantamento do mastro na Praça Coronel Benedito de Almeida, no centro da Cidade, seguido da abertura da Capela de Sant’Ana e Santa Missa na Catedral.
A novena ocorre de 17 a 25 de julho, sempre às 19h, com celebrações conduzidas por padres das diversas regiões pastorais da Diocese. A primeira noite, no dia 17, será presidida por um sacerdote da Região Pastoral Brás Cubas.
O ponto alto da festa será no dia 26 de julho, quando a Igreja celebra a Solenidade de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria Santíssima e avós de Jesus. A programação inclui uma procissão pelas ruas centrais de Mogi das Cruzes, às 16h, e, na sequência, missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Igreja Matriz. A data também marca o Dia Mundial dos Avós e é feriado municipal em Mogi, em virtude da padroeira.
As celebrações serão encerradas no domingo, 27 de julho, com uma missa presidida por Dom Eduardo Malaspina, bispo da Diocese de Itapeva (SP).
Além da programação religiosa, a festa social com quermesse será realizada na praça em frente à Catedral, com início no dia 11 de julho, a partir das 18h. O evento contará com barracas de comidas típicas, música e atividades para toda a família, e acontecerá também nos dias 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20, 25, 26 e 27, sempre no mesmo horário.
A realização da Festa de Sant’Ana é um marco histórico e espiritual para Mogi das Cruzes. Desde 1611, a Padroeira da cidade é celebrada como símbolo de proteção, devoção e união do povo mogiano. “É tempo de esperança e reconexão com os valores que sustentam nossa fé e nossa cidade. Sant’Ana é parte da identidade de Mogi”, afirma o padre Marcelo de Oliveira, da Catedral.
Carreata de São Cristóvão
A programação da Diocese inclui ainda a Festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. No domingo, 20 de julho, será realizada uma carreata com bênção dos veículos, com saída às 9h da Catedral Sant’Ana. Em seguida, às 11h, será celebrada a Santa Missa com presidência de Dom Pedro Luiz Stringhini.
Serviço
Catedral Sant’Ana
Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº – Centro – Mogi das Cruzes/SP
Telefone: (11) 2312-6007
















