
Por Maria Salas
O Movimento Mãe Onça – organização que atua em favor das mães atípicas em todo o Alto Tietê, com atenção e acolhimento – vai levar o seu Brechó Onça, neste sábado (14), à festa junina da Escola Educati, no Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes, das 12 às 16 horas. A entrada para a festa junina será solidária: cada família deve doar um pacote de fralda infantil ou, individualmente, um produto de limpeza. Os itens arrecadados serão destinados à Associação São Lourenço, do padre Eugênio, de Taiaçupeba.
No Brechó, as mães do movimento irão comercializar peças femininas, com preços que variam dos R$ 5,00 a R$ 40,00. O pagamento poderá ser feito via PIX, cartão de débito, crédito ou dinheiro.
Criado em 2023, o Movimento Mãe Onça nasceu com a missão de garantir os direitos dos filhos e também de cuidar de quem cuida. Formado por mulheres, mães atípicas e fibromiálgicas, o grupo promove uma rede de apoio voltada para o bem-estar, saúde mental e autoestima feminina. Entre as ações desenvolvidas estão atendimentos psicológicos, nutricionais, atividades físicas e momentos de empoderamento, conforme explica a coordenadora de Mogi, Grazzy Eroles: “A luta é grande. Então, percebemos a necessidade de quem cuida ser cuidada. Nossa maior forma de acolher essas mulheres é cuidando da autoestima delas.”.
Segundo ela, momentos como os que ocorrem nos eventos – com esmaltação de unhas, maquiagem e escuta ativa – promovem verdadeiro acolhimento. “Um abraço no final nos faz ver o quanto é importante nos ajudarmos.”, ressalta.
Toda a arrecadação com as vendas do Brechó Onça será revertida para a compra de materiais como esmaltes, algodão, palitos, maquiagem e lembrancinhas, utilizados nos próximos eventos de acolhimento promovidos pelo movimento.
A Escola Educati está localizada na Rua Capitão Joaquim Melo Freire, 36, no Alto do Ipiranga.














