terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: José Carlos Cipullo / Divulgação

Último fim de semana da Festa do Divino de Mogi das Cruzes tem programação intensa até Pentecostes

Mogi das Cruzes se prepara para viver o auge e o encerramento da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que neste ano completa 412 anos de fé e devoção. O último fim de semana da festividade religiosa e folclórica será marcado por uma intensa programação, com momentos de fé, manifestações populares, gastronomia típica, com distribuição gratuita de um dos pratos mais tradicionais, o afogado, e uma programação musical para todos os gostos, até este domingo (8), Dia de Pentecostes.

Nesta sexta-feira (6), às 19 horas, o padre Wally Soares, pároco da Paróquia Cristo Redentor, de Itaquaquecetuba, celebra o oitavo dia da noevana, na Catedral de Sant’Ana, no Centro da Cidade. A parte social segue com a Quermesse, na Avenida Cívica, no Mogilar, que começa a funcionar a partir das 18h30. Por lá, as atrações são as comidas típicas comercializadas pelas 30 entidades assistenciais; a tenda cultural, onde há as vendas de artesanatos, além do Subimpério, onde o devoto pode fazer a sua oração. Por volta de 20 horas, o público pode conferir a apresentação especial da Orquestra Popular Sinfônica de Mogi, que trará o espetáculo Sertanejo Sinfônico, reunindo clássicos do gênero em arranjos orquestrais, com cantores mogianos e regência do maestro Vagner Luiz. A noite se encerra com o show do renomado Pedro Luís e Banda, às 22 horas, com um repertório que transita entre o sertanejo raiz, o romântico, o universitário e o piseiro — além de músicas autorais que já conquistaram fãs por todo o Alto Tietê, Vale do Paraíba e região.

No sábado (7), a Cidade vive um de seus momentos mais emblemáticos: a Entrada dos Palmitos, às 9 horas, cortejo que simboliza a fartura e a devoção do povo mogiano. A tradicional celebração, que remonta ao período colonial, deve atrair mais de 50 mil pessoas às ruas. O cortejo, que tem início às 9 horas, em frente à Capela de Santa Cruz (Rua Doutor Ricardo Vilela, 1.200), terá a concentração a partir das 8h30. A previsão dos organizadores é que o trajeto se encerre por volta das 11h, com uma bênção solene, dada pelo bispo diocesano de Mogi, Dom Pedro Luiz Stringhini, em frente à Catedral de Sant´Ana, em um palco montado na Rua Paulo Frontin.

Afogado do Povo irá servir gratuitamente mais de sete mil pratos dessa iguaria típica

Após o desfile, os participantes poderão saborear o tradicional Afogado do Povo, prato típico servido gratuitamente, no local da Quermesse. Serão oferecidos mais de 7 mil pratos aos devotos.

Também no Quermesse, às 15 horas, será realizada a Missa Campal, com a celebração do padre Robson de Oliveira, vigário na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque, de Brás Cubas. A programação musical começa às 19h com show de Gui Dela Plata, seguido de João Vitor Mafra (finalista do The Voice Kids – 2017), às 20h30, acompanhado da Banda Na Garage. Para encerrar a noite, às 22 horas, sobe ao palco a Banda Triton, de Caraguatatuba, com seu repertório animado de pop rock nacional.

Já na Catedral de Sant´Ana, às 19 horas, o Monsenhor Dorival Aparecido de Moraes, pároco e cura da Catedral de Sant’Ana, celebra o nono e último dia novena.

Dia de Pentecostes

O domingo (8), Dia de Pentecostes, é marcado pelo encerramento da Festa do Divino. A programação começa cedo, às 5 horas, com a Alvorada, seguida pela parada na Igreja do Carmo, onde ocorre a emocionante cerimônia do fogo, representando a descida simbólica do Espírito Santo.

Os tapetes ornamentais da Procissão de Pentecostes são uma atração à parte

Às 16h30, tem início a tradicional Procissão de Pentecostes, que sairá da Catedral de Sant´Ana, reunindo milhares de fiéis pelas ruas centrais da Cidade. Durante o cortejo, são representados e invocados os Setes Dons do Divino Espirito Santo, com a participação dos grupos folclóricos. Os tapetes ornamentais são um espetáculo à parte. Em seguida, será celebrada a missa de Pentecostes, na Catedral de Sant’Ana, presidida pelo bispo diocesano de Mogi, Dom Pedro Luiz Stringhini. A Incineração dos pedidos e o fechamento do Império – Após a missa, em frente ao Império, como ato final da Festa do Divino Espirito Santo 2025.

Quermesse
Durante o domingo (8), a Quermesse abre a partir das 14 horas com comidas típicas, barracas e atrações para a família. O encerramento musical será com a Banda Core, às 20 horas. O show do grupo mogiano estava agendado para esta quinta-feira (5), mas a chuva que caiu na Cidade, no período da noite, impossibilitou o show por completo e os integrantes da banda optaram por fazer um pocket show. A Banda Core é formada por Roge Siqueira (vocal), Fernando Miyata (guitarra), Anselmo Dias (bateria) e Douglas Silvestre (baixo). No repertório, canções que marcaram época no mundo do rock and roll e pop/rock.

A estrutura da Quermesse está montada no Centro Municipal Integrado (C.M.I.) “Deputado Maurício Najar”, na Avenida Cívica, s/nº, Mogilar.

A programação completa da Festa do Divino pode ser conferida no site oficial (https://festadodivino.org.br/) e nas redes sociais como o Facebook (https://www.facebook.com/festadodivinodemogidascruzes) e o Instagram (@divinomogi).

Publicado em: 6 de junho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo