
A Prefeitura de Mogi das Cruzes irá intensificar, a partir desta semana, os trabalhos de manutenção e recuperação dos espaços esportivos do município. A iniciativa será realizada em parceria entre as Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Serviços Urbanos e Zeladoria, com o objetivo de oferecer melhores condições para a prática de atividades físicas à população.
Entre os locais que receberão atenção prioritária estão o Parque da Cidade, diversos centros esportivos e quadras de futebol society instaladas em bairros da cidade. A força-tarefa reforça as ações que já vêm sendo executadas desde o início do ano.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Fred Abib, o estado de muitos equipamentos esportivos públicos é resultado de anos de abandono, situação identificada logo no início da atual gestão. “A equipe da Prefeitura vem atuando desde janeiro para solucionar esses problemas. No entanto, como a demanda ainda é muito grande, estamos ampliando as equipes e intensificando o trabalho para atender à expectativa da população por equipamentos com a qualidade que os mogianos merecem”, explicou.
Somente no mês de maio, mais de 100 intervenções de manutenção foram realizadas pela equipe da Secretaria de Esporte e Lazer, incluindo serviços elétricos, hidráulicos, pintura e reparos gerais. As Academias da Terceira Idade (ATIs) lideraram o número de atendimentos, com 37 ações. O Parque da Cidade foi atendido em 11 ocasiões, os centros esportivos em seis, e as quadras de futebol em cinco.
Um exemplo prático foi a recuperação da iluminação da quadra de futebol da Vila Industrial, localizada ao lado do estádio municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão. Com a finalização dos reparos, foi possível a retomada de um projeto comunitário voltado a jovens da região.
Nas ATIs, a Prefeitura também tem trabalhado para garantir a segurança dos usuários. Aparelhos que apresentam risco estão sendo retirados para manutenção e, em muitos casos, serão reinstalados após os devidos reparos. Onde não for possível a recuperação, será providenciada a substituição por novos equipamentos. A ATI da praça Zumbi dos Palmares, em Braz Cubas, é um exemplo: após vistorias constatarem riscos, os aparelhos foram removidos e novas ações de atendimento aos moradores já estão sendo planejadas.
Outros espaços também receberam melhorias recentes. No Parque da Cidade, por exemplo, foi concluída a manutenção dos bancos da Academia do Jovem, garantindo mais conforto para os frequentadores. Já o Pró-Hiper, no bairro Mogilar, passou por reformas na piscina, incluindo manutenção do trocador de calor, recuperação da casa de máquinas e melhorias elétricas e hidráulicas. O investimento foi de R$ 46,5 mil. O espaço interno que abriga aulas de ginástica também recebeu nova pintura, reparos no telhado e nas instalações elétricas. As atividades devem ser retomadas no dia 9 de junho.
Parceria
Esse foi um assunto tratado pela Câmara de Mogi das Cruzes durante a semana. Os vereadores discutiram os problemas de falta de conversação dos centros esportivos e defenderam a celebração de parcerias com a iniciativa privada como forma de garantir a preservação e o bom funcionamento dos centros esportivos da cidade.
A proposta é vista como uma solução para reduzir os custos de manutenção, ampliar a oferta de serviços e combater o vandalismo, que costuma ocorrer logo após a entrega dos equipamentos públicos.
De acordo com os vereadores, essas parcerias com empresas privadas, nos moldes do programa “Adote Uma Praça”














