terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: reprodução internet

Prefeitura de Mogi recebe resultado da sindicância feita pela INTS e cobra providências

A Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu o resultado oficial da sindicância aberta pela organização social INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde) para apurar eventual responsabilidade da equipe de socorristas do Cresamu em atendimento realizado no dia 10 de maio ao paciente Manoel Ferreira – a vítima veio a óbito horas mais tarde.

O documento foi enviado em resposta à solicitação formal da Prefeitura para que, de forma urgente e imediata, fossem adotadas providências transparentes e efetivas no sentido de promover a apuração rigorosa dos fatos, com a responsabilização exemplar dos envolvidos. “Solicitamos ainda, formalmente, o devido amparo e suporte à família da vítima, inclusive por meio de indenização moral e material, considerando o sofrimento, a dor e os danos decorrentes de eventual falha no atendimento que deveria ter prezado pela preservação da vida”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi.

Ainda que a INTS tenha acatado a determinação da Prefeitura Municipal, afastando os envolvidos até a apuração dos fatos e realizado sindicância interna, o documento enviado pelo Instituto não deixa claro se houve atendimento à família da vítima. Paralelo a esta ação, a equipe de assistência social se solidarizou com os familiares e se colocou à disposição para prestar o auxílio necessário.

“Diante da inoperância da INTS no atendimento aos familiares da vítima, estamos reiterando, em ofício formal à Diretoria Executiva do Instituto, o devido atendimento e indenização moral e material aos afetados pela ocorrência. Estamos atuando fortemente, nos limites das nossas atribuições, para que este caso isolado seja tratado com o devido rigor e para que a família da vítima seja devidamente atendida e ressarcida pela organização social prestadora do serviço”, afirmou a secretária Rebeca.

APURAÇÃO
De acordo com o relatório da sindicância realizada pela INTS, a investigação administrativa foi concluída em 15 de maio, resultando na identificação de “possíveis falhas operacionais e condutas incompatíveis com as normas institucionais”. Diz ainda o documento: “Com base na gravidade das condutas constatadas e visando a manutenção da qualidade e da segurança dos serviços prestados (…) acatamos pela rescisão do vínculo funcional com os colaboradores” envolvidos na ocorrência médica. O motorista, a técnica de enfermagem e a médica que atenderam o paciente foram demitidos.

PROCESSO CRIMINAL

A Prefeitura Municipal também solicitou à Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes informações sobre o inquérito em trânsito na esfera criminal, visando manter a colaboração na investigação e aplicação de todas as medidas judiciais cabíveis, no rigor da lei.

“Além de garantir, desde o primeiro momento, as medidas cabíveis para a apuração do caso na esfera administrativa e judicial, a Prefeitura segue acompanhando a investigação criminal, visando a garantia do integral cumprimento das penalidades previstas nesta ocorrência”, disse a secretária.

O Cresamu realiza em Mogi das Cruzes, por mês, mais de 2,8 mil atendimentos, sendo mais de 2 mil atendimentos in loco. “Não podemos aceitar que esta conduta isolada e completamente irregular destes profissionais prejudique toda uma equipe que trabalha dia e noite salvando vidas. Mais do que isso, jamais aceitaremos nada menos do que o atendimento digno, correto e visando preservar e salvar a vida da nossa população”, reiterou a secretária de Saúde de Mogi das Cruzes.

Publicado em: 28 de maio de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo