
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está lançando o SIS Libras, uma nova plataforma desenvolvida para facilitar o acesso de pessoas surdas ou com deficiência auditiva a intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O principal objetivo é oferecer assistência no agendamento de consultas por telefone, proporcionando uma forma de comunicação mais acessível para esse público por meio de vídeo chamada.
Segundo dados apurados pelo Executivo, há no município por volta de 20 mil pessoas surdas ou com deficiência auditiva. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (07/04), durante um evento realizado pela Administração Municipal em celebração ao Dia Mundial da Saúde. Participaram da apresentação a prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis, a secretária de Saúde Rebeca Barufi, o adjunto Luiz Henrique Benites Bot e o presidente da Câmara Municipal, José Francimário Vieira de Macedo Farofa, além de outros vereadores e funcionários da pasta da Saúde.
O vice-prefeito destacou a importância do novo sistema, afirmando que ele é essencial para garantir o acesso ao atendimento público. A prefeita também se pronunciou, ressaltando que o SIS Libras é uma das iniciativas para melhorar o serviço de saúde, alinhando-se às propostas apresentadas durante a campanha eleitoral no que tange à inclusão.
O funcionamento do SIS Libras é simples: por meio de uma videochamada em tempo real, o usuário pode interagir com um intérprete de LIBRAS, que realizará a tradução durante o atendimento para o agendamento da consulta. A plataforma pode ser acessada pelo WhatsApp, no número 0800-795-1500, e oferece dois links importantes:
Tutorial com orientações sobre o uso do sistema
Acesso ao serviço remoto com intérpretes em tempo real, garantindo comunicação acessível e segura
O serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, oferecendo mais autonomia e acesso para todos os usuários.














