
Por Maria Salas
Em vídeo enviado à Vanguarda, nesta quinta-feira (5), o padre Diego Araújo Costa, secretário do bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, expressa solidariedade às vítimas e pessoas afetadas no trágico acidente que envolveu uma van da Associação São Lourenço, localizada no distrito de Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes (SP), na manhã desta quinta (5), no noroeste do Paraná. A tragédia, que deixou uma pessoa morta e 12 pessoas feridas, das quais duas estão em estado grave, ocorreu em um trecho da PR-317, entre as cidades de Engenheiro Beltrão e Peabiru. A van seguia em direção à Argentina, onde o grupo, liderado pelo padre Eugenio Luciano Lizier, responsável pela entidade, iria participar de um retiro. A Associação São Lourenço acolhe, forma e encaminha crianças e jovens em situação de abandono.
A presidente da entidade, Odete Souza, viajou ao Estado do Paraná para acompanhar de perto o caso e dar assistência aos acidentados.
No automóvel, de acordo com a nota enviada pela Assessoria de Imprensa da Diocese de Mogi, assinada pelo padre Allan Nascimento, assessor eclesiástico da Pastoral de Comunicação (Pascom), viajavam quatro missionários (dois italianos e dois peruanos), sete jovens pertencentes à Associação (um colombiano e seis brasileiros), além do padre Eugenio.
Entre os feridos, dois dos missionários estão em estado grave e os outros ocupantes da van devem receber alta nesta tarde. Os nomes, contudo, não foram divulgados.
“A Diocese de Mogi das Cruzes acompanha e está em oração pelo pronto estabelecimento dos feridos e pelos familiares do Sr. Paulo Jesus dos Santos. Que Deus conceda o descanso eterno ao Sr. Paulo Jesus dos Santos”, diz a nota da Diocese.
A prefeita eleita, Mara Bertaiolli, e seu vice, Téo Cusatis, manifestaram pesar pelo falecimento e comoção pelos feridos, em suas respectivas redes sociais.

O padre Eugenio Luciano Lizier (de preto) com um voluntário na barraca de massas italiana, na Quermesse da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes 2024 / Foto: Natália Amschinger
O acidente
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foram mobilizadas para atender a ocorrência, considerada grave. As causas do acidente devem ser investigadas.
De acordo com as informações das autoridades, a vansaiu da pista e colidiu contra um bloco de concreto no canteiro central da via. Havia vítimas presas às ferragens, sendo que dois deles foram socorridos em estado grave e as demais vítimas apresentaram ferimentos de gravidade moderada e leve.














