
O Legislativo mogiano aprovou nesta quarta (24) a Moção nº 76/2026, de autoria do vereador Francimário Vieira Farofa (PL), que apela ao Governo do Estado pela agilidade no credenciamento das vagas de hemodiálise da Clínica Diaverum em Mogi das Cruzes. A iniciativa busca acelerar o início dos atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que dependem do serviço.
O documento manifesta reconhecimento e congratulações à Clínica Diaverum pela implantação de sua unidade.
A expectativa é que a nova estrutura permita o remanejamento de pacientes, liberando 18 novas cadeiras de hemodiálise para o SUS e atendendo aproximadamente 100 pacientes.
“Precisamos garantir que pacientes renais crônicos tenham acesso a um serviço essencial próximo de seus lares. Isso seria fundamental para evitar deslocamentos prolongados e proporcionar maior qualidade de vida aos usuários do sistema público de saúde. A Câmara solicita especial empenho e máxima celeridade na conclusão dos procedimentos necessários para o credenciamento e liberação das unidades da Clínica Diaverum. Hoje, temos 102 pacientes de Mogi fazendo hemodiálise em São Paulo. Isso não é nada fácil. Estamos batalhando para que esse credenciamento saia logo. Foram investidos mais de R$ 11 milhões nesta clínica”, diz Farofa.
A propositura faz um apelo direto ao excelentíssimo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ao secretário de Estado da Saúde, Eleuses Vieira de Paiva, e aos responsáveis pelo Departamento Regional de Saúde da Grande São Paulo – DRS-1.

















