terça, 23 de junho de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Diego Barbieri/ CMMC

Escola do Parlamento é lançada pela Câmara de Mogi para capacitar servidores e aproximar população

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes lançou nesta segunda-feira (22) a Escola do Parlamento, iniciativa que tem como objetivo capacitar servidores, vereadores e assessores, além de aproximar a população das atividades do Legislativo.

O presidente da Câmara, Francimário Vieira (Farofa), participou da cerimônia ao lado dos vereadores Inês Paz, Priscila Yamagami, Edson Santos e Bi Gêmeos.

A servidora efetiva Poliana de Lima Noronha foi nomeada diretora da Escola do Parlamento. O vice-diretor e coordenador pedagógico será Thiago Antônio Batalha.

Segundo Poliana, a proposta é firmar parcerias com instituições como a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (Abel) e o Interlegis, programa do Senado Federal, para oferecer cursos presenciais e online.

Thiago Batalha explicou que, inicialmente, serão disponibilizados cursos já oferecidos por instituições parceiras, muitos deles com certificação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As formações serão abertas tanto para servidores quanto para a população.

Os próximos passos incluem a elaboração do Regimento Interno e do Planejamento Pedagógico da escola. A expectativa é que as primeiras atividades comecem ainda no segundo semestre deste ano.

Entre os temas previstos estão gestão pública, orçamento público, cidadania e técnicas legislativas. A iniciativa também deverá fortalecer programas já existentes da Câmara, como o Parlamento Estudantil e as visitas monitoradas ao Legislativo.

Para Farofa, a criação da Escola do Parlamento representa um marco para a Câmara Municipal. “É um passo importante para ampliar a participação cidadã e aproximar a população do Poder Legislativo”, afirmou.

Priscila Yamagami destacou que a proposta é antiga e contou com a contribuição de diversas pessoas. Já Inês Paz ressaltou a importância da educação para a formação cidadã. Edson Santos afirmou que toda iniciativa que aproxima a população da Câmara merece apoio.

Poliana de Lima Noronha é formada em Economia e Ciências Contábeis, com especializações em áreas ligadas à gestão pública e controle interno. Thiago Antônio Batalha é especialista em Gestão Pública e possui formação complementar em áreas como Ciência Política, Direito Eleitoral, Licitações e Docência Universitária.

Publicado em: 22 de junho de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anúncio 636 x 167 - Posição 2 - UMC

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

Economia

Horóscopo