quarta, 28 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Rede de câmeras de Mogi das Cruzes será ampliada no início de 2026 (Foto: PMMC)

Smart Mogi amplia sistema de monitoramento e chegará a 730 câmeras em janeiro

O sistema de monitoramento Smart Mogi, utilizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes na área de segurança pública, passará por ampliação a partir de janeiro de 2026. Com a expansão, o município contará com 730 câmeras instaladas, sendo 260 com tecnologia de reconhecimento facial e as demais destinadas à leitura de placas de veículos e ao monitoramento urbano.

Atualmente, o programa opera com 648 equipamentos, dos quais 210 realizam reconhecimento facial e 438 são voltados à leitura de placas e vigilância em tempo real. Todo o sistema é integrado ao Muralha Paulista, plataforma da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, que permite o cruzamento de dados para identificação de pessoas procuradas pela Justiça e de veículos com irregularidades, como registro de furto ou roubo.

Lançado em setembro de 2025, o Smart Mogi já contribuiu para a identificação de quase 70 pessoas com mandados de prisão em aberto, segundo dados da administração municipal. Entre os casos registrados, estão ocorrências relacionadas a crimes como roubo, tráfico de drogas, homicídio, estelionato, sequestro e importunação sexual. No dia 29 de dezembro, um homem procurado por homicídio foi identificado por câmeras instaladas na região central e conduzido pela Guarda Civil Municipal à Central de Flagrantes da Polícia Civil. Durante a abordagem, também foi constatado porte ilegal de arma de fogo.

“A segurança é prioridade em Mogi. Nós temos feito investimentos no Smart Mogi, na Guarda Civil Municipal (GCM) e em todas as outras frentes da nossa força de segurança para que os mogianos de todos os bairros possam se sentir mais seguros e tenham mais qualidade de vida”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.

O secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, citou a atuação do sistema em casos de maior complexidade. “Em um dos casos identificados pelo Smart Mogi, por exemplo, o foragido tinha cinco mandados de prisão expedidos e seguia livre, até passar em frente a uma das nossas câmeras. Imediatamente, uma equipe da GCM foi até o local e o deteve”, disse.

Foto: Equipamentos funcionam em locais estratégiocos da Cidade. (Foto: PMMC)

Como funciona

O Smart Mogi opera com câmeras instaladas em pontos considerados estratégicos pela Secretaria Municipal de Segurança. Os equipamentos realizam a leitura facial e a comparação das imagens com o banco de dados estadual. Em caso de correspondência com registros de pessoas procuradas, o alerta é encaminhado ao Centro de Operações Integradas (COI), onde a imagem é conferida antes do acionamento da Guarda Civil Municipal para abordagem no local.

 

Publicado em: 5 de janeiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo