
Por Maria Salas
As paróquias da Diocese de Mogi das Cruzes já vivem o clima de fé e esperança com a preparação para as celebrações do Natal do Senhor, que marca o nascimento de Jesus Cristo. A programação especial reúne fiéis em missas solenes que reforçam o verdadeiro sentido do Natal: a renovação da fé, da fraternidade e da esperança em um novo tempo.
Na quarta-feira, 24 de dezembro, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside a tradicional missa da Noite de Natal, às 19h, na Catedral Diocesana Sant’Ana. A celebração, conhecida popularmente como Missa do Galo, é considerada a mais solene do período natalino e acontece após o pôr do sol. A liturgia recorda o momento do nascimento de Jesus e convida os fiéis à contemplação do mistério da encarnação.
Já no Dia de Natal, quinta-feira, 25 de dezembro, Dom Pedro Luiz Stringhini celebra a missa às 11h, também na Catedral Sant’Ana. A celebração do dia destaca a alegria da nova vida apresentada ao mundo, simbolizando o anúncio do nascimento de Cristo a parentes, amigos e a toda a humanidade. Essa alegria se estende por oito dias, período conhecido como a Oitava do Natal.
Na Catedral Sant’Ana, outras missas no dia 25 serão celebradas às 9h e às 19h, ampliando as opções para que os fiéis possam participar deste momento especial.
Além da Catedral, todas as paróquias da Diocese de Mogi das Cruzes contam com programação própria para as celebrações natalinas.
Para celebrar o Natal do Senhor, a Paróquia Nossa Senhora do Socorro, também terá missas especiais. Na véspera do Natal (24), a Missa do Galo ocorrerá em três horários: 17h, 18h30 e 20h. No dia 25 de dezembro, no Natal do Senhor, as celebrações ocorrerão nos seguintes horários: 7h, 9h, 11h, 16h, 18h e 19h30.
No Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Alto do Ipiranga, a comunidade paroquial preparou uma programação especial de celebrações para marcar o Natal do Senhor e a passagem para o Ano Novo, para que os fiéis vivenciem este tempo de fé, oração e renovação espiritual.
A Vigília de Natal será celebrada na quarta-feira (24), às 19h30, em uma missa solene que recorda o nascimento de Jesus Cristo e abre as comemorações natalinas. Já no Dia de Natal, quinta-feira, 25 de dezembro, a comunidade se reúne para duas celebrações: às 10h e às 19h, momentos de alegria e ação de graças pela vinda do Salvador.
As celebrações seguem ao longo da Oitava de Natal, com a Santa Missa na terça-feira, 30 de dezembro, às 19h30, mantendo viva a alegria do nascimento de Cristo. Na quarta-feira, 31 de dezembro, também às 19h30, será celebrada a Santa Missa com a Bênção do Santíssimo, um momento especial de agradecimento pelo ano que se encerra e de entrega confiante do novo ano a Deus.
Encerrando a programação, no dia 1º de janeiro, quinta-feira, às 19h30, será celebrada a Santa Missa da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e Santa Teresinha.
No Distrito de Brás Cubas, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque também convida toda a comunidade a participar das celebrações da Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, um momento de fé, reflexão e comunhão.
A programação tem início na quarta-feira, 24 de dezembro, com a Missa na Noite de Natal do Senhor, às 19h. Já na quinta-feira, 25 de dezembro, Dia de Natal, os fiéis poderão participar de duas celebrações: às 10h e às 19h, ambas na Comunidade Matriz.














