
Por Sabrina Pacca
O vereador Iduigues Martins (PT) protocolou uma indicação à prefeita Mara Bertaiolli, aprovada pelos demais vereadores durante a sessão ordinária desta quarta-feira (22), pedindo a implantação de bases fixas da Guarda Civil Municipal (GCM) nos terminais Central e Estudantes, em Mogi das Cruzes.
O pedido reforça uma solicitação já feita anteriormente, por meio da Indicação nº 65/2025, e ganhou urgência após a agressão de um homem no Terminal Estudantes, registrada recentemente.
Na justificativa, o parlamentar destaca a necessidade de fortalecer a segurança pública em locais com grande circulação de pessoas e constantes registros de ocorrências. “A ausência de presença efetiva da autoridade municipal nesses espaços tem gerado insegurança e exposto cidadãos a riscos diários”, afirmou Iduigues.
O vereador também mencionou um vídeo divulgado nas redes sociais, que mostra a briga no Terminal Central, como exemplo da falta de policiamento fixo e da urgência em garantir a atuação permanente da GCM. Segundo ele, a criação dessas bases representa não apenas o reforço do efetivo, mas a implantação de uma política de segurança comunitária, baseada na prevenção, mediação de conflitos e respeito aos direitos humanos.
“A presença constante da Guarda Civil pode trazer tranquilidade, ordem pública e um ambiente de paz, especialmente para trabalhadores, estudantes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade”, concluiu o vereador.
A proposta será encaminhada ao Executivo Municipal para análise e possível implementação.
O presidente da Câmara, Francimário Farofa, falou que seria importante chamar o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Ari Kamiyama, para uma conversa já que havia um projeto de contratação de uma empresa de segurança para permanecer nos terminais.
Licença
Durante a sessão, os vereadores aprovaram, ainda, um decreto legislativo de autoria da Mesa Diretiva que concede licença do cargo, sem remuneração, à prefeita Mara Bertaiolli, no período de 03 a 14 de novembro deste ano. Nesse caso, o vice-prefeito, Téo Cusatis, assume a chefia do Executivo.














