
Por Maria Salas
Neste domingo (19), Mogi das Cruzes se tornará palco de solidariedade, empreendedorismo e inclusão com a 1ª Exposiçã M.A.E. – Mães, Mulheres Atípicas e Empreendedoras, que acontece a partir das 11h, no Salão Principal da Associação dos Servidores Municipais (A.S.M.M.C.). O evento é aberto ao público, e a entrada é solidária: basta levar um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) ou um brinquedo em bom estado, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi e ao Projeto Êxodo. O público estimado para o dia é de cerca de 700 pessoas.
O evento é aberto a todos os coletivos, segmentos e movimentos atípicos do município e defende bandeiras importantes, como autismo, fibromialgia, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), síndrome de Down, deficiência auditiva, deficiência visual e acessibilidade para cadeirantes. A embaixadora da exposição é Cinthia França, que, junto à ASMMC, por meio do presidente Francisco Júnior, apoia a realização da 1ª Exposição e fortalece a rede de solidariedade e visibilidade para estas mulheres.
Idealizadora e organizadora da mostra, Grazzy Eroles acredita que ações como esta são muito mais do que uma oportunidade de vendas: “É um espaço de acolhimento, visibilidade e valorização das mulheres que enfrentam desafios únicos”. Merendeira da rede municipal há 18 anos, formada em Pedagogia e técnica em Nutrição, Grazzy também é portadora de fibromialgia e dirige o Grupo Fibromialgia em Rede e o Instituto Bem-Estar Fibromiálgico Mogiano (IBEFM), dedicando suas ações a dar voz a causas sociais e transformar dificuldades em oportunidades de apoio, aprendizado e conexão para toda a comunidade.
A exposição contará com 40 expositoras empreendedoras, todas moradoras do município, que irão comercializar uma ampla variedade de produtos, como bolos, doces, salgados, pães, brownies, tortas, bijuterias, plantas, terrários, cosméticos, produtos de beleza, roupas femininas e masculinas, canecas, artesanatos, bordados, bolsas, papelaria criativa, produtos de higiene, cordões de identificação, serviços de assistência jurídica e até o brechó do Movimento Mãe Onça. Pensando nas famílias visitantes, também será vendido nhoque para o almoço de domingo, preparado por Geralda Silvano, além de água e refrigerantes.
O evento também contará com apresentações e pequenas palestras voluntárias, reforçando o caráter de integração e celebração da diversidade. Entre as atrações estão: Quarteto Oliveira, composto por músicos da família da organizadora; a cantora autista Alice Dandara; o bailarino Vitor Tomasulo, com solo de jazz; Drica Lopes, que ministrará aula de Zumba; e o grupo As Seresteiras. Também estarão presentes para conversar com o público: o advogado Wesley Stein, especialista em causas autísticas; Melissa de Paula, cofundadora da Associação de Cannabis Medicinal Aflora; Luciana Camila, abordando o tema câncer de mama; e Michele Masuda, sobre defesa pessoal feminina.
Segundo Grazzy Eroles, a principal dificuldade das mães atípicas é gerar renda por meio de suas vendas e exposições sem precisar pagar tantas taxas. “Com esta iniciativa, queremos mostrar a veracidade e os desafios enfrentados por estas mulheres que tanto se dedicam aos cuidados de seus filhos, além de dar visibilidade às causas de inclusão”.
Ela adianta, ainda, que será oferecido às expositoras um café da manhã especial, às 9h, como uma forma de autocuidado: “Antes da abertura do evento, vamos proporcionar esse momento para elas. Não posso deixar de mencionar alguns nomes que se juntaram a esta causa: Ministério Êxodo, Lear Pratas, Studio Márcia Lima, Super Vital, Ellen Mariano Confeitaria, vereador Clodoaldo de Moraes, HortiFruti Hortibom e Geh Silvano Eventos. Eles acreditaram na proposta do evento e estão sendo solidários, doando este momento especial a elas”, ressalta Grazzy.
A Associação dos Servidores Municipais de Mogi das Cruzes está localizada na Avenida João XXIII, 500, no bairro do Socorro. Mais informações podem ser obtidas com Grazzy: (11)9 9830-9434 (WhatsApp).














