terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Projeto foi aprovado nesta quarta-feira (15) - Foto: CMMC

Câmara de Mogi aprova criação de programa de defesa pessoal e comportamento defensivo para mulheres

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão desta quarta-feira (15), o projeto de lei que institui o “Programa Municipal de Defesa Pessoal e Comportamento Defensivo para Mulheres”. A proposta, de autoria da vereadora Priscila Yamagami (PP) e do vereador Johnross Jones Lima (PRD), tem o objetivo de oferecer aulas gratuitas em escolas, parques e outros espaços públicos do município, voltadas à segurança, autoconfiança e prevenção à violência.

Vereadora Priscila Yamagami (Foto: CMMC)

“Essa iniciativa ajudará muitas mulheres e será uma enorme conquista. Uma vez, no trânsito de São Paulo, sozinha no meu carro, vi um movimento de três homens vindo na minha direção. A minha postura foi de medo. Porém, abri o peito e os encarei. Para minha surpresa, eles passaram meu carro e assaltaram uma mulher atrás. Isso acontece todos os dias com as mulheres. É sobre isso que trata o projeto. Técnicas podem nos dar atenção plena, segurança e leitura apropriada de ambientes”, afirmou Priscila Yamagami.

Johnross Jones Lima (Foto: CMMC)

O vereador Johnross elogiou a sensibilidade da proposta e ressaltou a importância do tema. “As melhores políticas públicas são aquelas que tocam nos problemas reais. Como homem, preciso reconhecer a sensibilidade da vereadora Priscila e da prefeita Mara. A defesa pessoal feminina, infelizmente, é necessária devido a vários ciclos de violência aos quais as mulheres são submetidas, inclusive no ambiente doméstico”, destacou.

De acordo com o texto, o programa busca proporcionar às mulheres o conhecimento e a prática de técnicas de defesa pessoal, promovendo autonomia, confiança e comportamentos preventivos diante de situações de risco. A iniciativa será voltada a mulheres de todas as idades, com turmas diferenciadas e prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

O projeto também autoriza o Executivo municipal a firmar parcerias com organizações não governamentais, entidades de ensino, universidades e academias de defesa pessoal para sua implementação. A proposta foi aprovada com uma emenda supressiva apresentada pela própria autora, adequando o texto às recomendações da Procuradoria Legislativa.

Publicado em: 15 de outubro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo