
A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou nesta terça-feira (14) o Projeto de Resolução nº 13/2025, que cria a condecoração “Colar do Mérito Legislativo Prefeito Waldemar Costa Filho”. A iniciativa, proposta pela Mesa Diretora, tem como objetivo reconhecer pessoas físicas ou jurídicas que se destacarem por serviços relevantes ao desenvolvimento econômico, social, cultural ou comunitário do município.
A honraria será entregue anualmente, em setembro, mês de aniversário da cidade. O nome escolhido presta tributo a Waldemar Costa Filho (1923-2001), figura histórica que comandou a Prefeitura de Mogi das Cruzes em quatro mandatos e exerceu também a vice-prefeitura. Ele é pai do atual presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto.
Segundo o presidente da Câmara, Francimário Vieira (PL), o Farofa, a criação da homenagem reforça o papel do Legislativo como guardião da memória mogiana. “A Câmara se coloca como guardiã da memória histórica e do legado daqueles que marcaram positivamente a trajetória de Mogi das Cruzes. Essa honraria presta justa homenagem a um administrador com visão, seriedade e compromisso”, afirmou.
Nascido em Juiz de Fora (MG), Waldemar Costa Filho chegou a Mogi das Cruzes e iniciou sua carreira profissional na Mineração Geral do Brasil (Cosim). Sua trajetória política teve início na década de 1960 e foi marcada por quase duas décadas de mandatos à frente do Executivo municipal.
Ele governou Mogi entre 1968 e 1972, retornou ao cargo de 1977 a 1982, e novamente entre 1989 e 1992 e de 1997 a 2000. Também foi secretário de Abastecimento da Prefeitura de São Paulo entre 1993 e 1996.
Durante seus quatro mandatos, promoveu grandes obras estruturantes na cidade, como a construção das rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga, o projeto do Anel Viário e a implantação de conjuntos habitacionais e escolas. Seu governo também ampliou a rede de abastecimento e saneamento, construiu centros esportivos e prédios públicos que se tornaram marcos da infraestrutura mogiana, como a nova sede da Prefeitura, a Câmara Municipal, o Corpo de Bombeiros e o Mercado do Produtor.














