
O Projeto VIDHA (Vivências Integrais para um Desenvolvimento Humano Amoroso), iniciativa voltada à formação de lideranças femininas e promoção da igualdade de gênero, realiza nesta quinta-feira (9) a solenidade de formatura de 150 alunas vindas das escolas estaduais Professor Paulo Ferrari Massaro, em Jundiapeba; Francisco Ferreira Lopes, no Mogilar; e Sebastião de Castro, na Vila Suíssa. O evento será realizado na sede do Instituto Only Way, localizada na Avenida Júlio Simões, 2.000, no Jardim Santa Tereza, em Braz Cubas.
Voltado a jovens de 14 anos a 29 anos, o Projeto VIDHA está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Igualdade de Gênero, da Agenda 2030 da ONU, e busca fortalecer o protagonismo feminino por meio da educação e do desenvolvimento integral. A iniciativa oferece cursos online, presenciais e mentorias individuais, que estimulam a autoconfiança, a empatia e a liderança consciente entre as participantes. A ação também está presente no Conjunto Mãe Sofia, em São Paulo, o que reforça o compromisso em impactar mais territórios e transformar realidades femininas por meio da formação e do acolhimento.
O VIDHA é um projeto viabilizado por meio de emenda parlamentar do Ministério das Mulheres, conquistada pela Vereadora Malu Fernandes (PL). A iniciativa é resultado de articulações que reafirmam o compromisso conjunto de promover políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, ao fortalecimento da autonomia feminina e à ampliação da participação das mulheres na sociedade.
As aulas abordam temas estratégicos para o desenvolvimento pessoal e profissional das jovens, incluindo Neurociência e Comportamento, Letramento Racial, Cultura de Paz, Autocuidado e Saúde Mental, entre outros. O curso visa beneficiar jovens do sexo feminino provenientes de regiões periféricas e escolas públicas, oferecendo acesso a ferramentas e conhecimentos essenciais para sua formação integral.
O corpo docente é composto por profissionais qualificados, como a professora doutoranda em saúde mental Irene Reis dos Santos, o professor e psicólogo Alexsandro dos Santos Machado, e o consultor pedagógico, psicanalista e professor Varlei Xavier Nogueira.














