terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Divulgação

Combuca da Judite celebra 10 anos com programação cultural em Mogi a partir desta quarta (17)

Por Maria Salas

Entre os dias 17 e 21 de setembro, Mogi das Cruzes recebe uma intensa programação artística que marca os 10 anos da Combuca da Judite, projeto sociocultural idealizado por Vander Leonardo de Morais, mais conhecido pelo nome artístico Vandoxidoo.

A iniciativa nasceu de vivências coletivas ligadas à cultura popular e às artes circenses, inspiradas em experiências com grupos como o Suburbaque Maracatu (Mogi das Cruzes) e a Batucaia – Cultura Popular (Jacareí), além de estudos com o arte-educador Cristiano Redecopa. A soma desses encontros, em meio ao efervescente cenário cultural mogiano, se transformou em um sonho: unir arte, Kombi e desenvolvimento comunitário.

Foi assim que surgiu a “Combuca da Judite”, uma Kombi estilizada e adaptada artisticamente para o universo mambembe, com ilustrações assinadas pelos artistas Fernanda Pereira, Roberto Lima Dorta, José Craus e Santurio Cortez. Mais do que transporte, o veículo se tornou símbolo e palco de um movimento que já percorreu mais de 10 mil quilômetros levando arte a comunidades periféricas, assentamentos rurais e até aldeias indígenas dos Pataxós.

O projeto estreou em 2015, durante a Feira Livre de Jundiapeba, em formato de cabaré, reunindo artistas de diferentes linguagens. Desde então, se consolidou como referência na democratização do acesso à cultura, com espetáculos de rua, intervenções circenses, audiovisual e manifestações da cultura popular.

Mesmo diante das dificuldades financeiras, agravadas pela pandemia, a Combuca da Judite resistiu. Com apoio da Lei Aldir Blanc, segue ampliando sua jornada e reafirmando sua importância como espaço de arte de rua, partilha de afetos e transformação social.

Programação

A comemoração dos 10 anos traz uma agenda diversificada:

  • Quarta (17)– 19h30: Abertura com exposição fotográfica “Diversão e Arte para toda Parte” e exibição do Cine Combuca no Terminal Central. A exposição, com direção artística de Paulinho Ferreira, retrata um pouco dos seus 10 anos de existência, com registros de atuações em diversos munícipios brasileiros sempre atuando nas regiões periféricas e vulneráveis, alcançando um público de mais de 40.000 pessoas compartilhando lutas, resistência, amor a arte e partilhas imensuráveis.

    20h30: No Terminal Central, é a vez do Produtor Independente de Cinema e a magia das sessões ao ar livre, proporcionarem momentos inesquecíveis em nossa trajetória, por muitas vezes, uma experiência única para muitos de nossa plateia. Os filmes que serão exibidos: “70 anos dos Direitos Humanos e Saúde Mental”, no ano de 2018 produzido em parceria com Estudio Limoeiro e CAPS -AD Jundiaí-SP, tendo como atuadores os próprios adolescente usuários do serviço, protagonistas na criação de roteiro, captação de imagem e pesquisa, resultando em um trabalho sensível, necessário e sempre atual.

    “Combuca de Verão”, um documentário feito em 2016 traz o registro da primeira turnê da Cia, que realizou apresentações em territórios indígenas Pataxós e assentamentos rurais, nas regiões do Espirito Santo e extremo Sul da Bahia. O documentário mostra um projeto em início e o marco inicial da Cia como uma nave mambembe no mundo.
    O Filme têm a Produção audiovisual Estúdio Limoeiro.

  • Quinta (18) – 10h: Espetáculo Ponteiros do Mundo, com participação do mágico internacional Eduardo Cucick, no Centro Cultural. “Ponteiros do Mundo”, que utiliza projeções audiovisuais de forma inovadora, mesclando a arte circense com recursos visuais contemporâneos. A montagem tem como palco e cenário a icônica Judite Kombi, que se transforma em elemento central da dramaturgia. Entre cores, brilhos e movimentos, o público é conduzido a uma reflexão sobre os caminhos já percorridos pela humanidade e os desafios de um futuro cada vez mais ameaçado. A atmosfera mistura a tradição mambembe com um toque futurista e tecnológico, criando uma experiência única.

    20h: No Centro Cultural, o espetáculo Ponteiros do Mundo utiliza projeções audiovisuais de forma inovadora, realizando fusão da arte circense com as artes visuais contemporâneas, tendo como estrutura de palco e cenário a encantadora Judite Judite Kombi, criando uma atmosfera unindo a Arte de Rua Mambembe com clima futurista e tecnológico. Uma fusão de cores, brilho e arte conduzidos por uma dramaturgia que nos faz emergir em uma reflexão sobre os caminhos trilhados pela humanidade e um futuro cada vez mais ameaçado.

  • Sexta (19) – 19h30: No Pico do Urubu, o Encontro de batuqueiros formados por amantes do ritmo de Maracatu de Baque Virado, de diversos grupos de Mogi e região. O Maracatu de Baque Virado, manifestação Pernambucana, esteve reverenciado e celebrado no Bloco de Carnaval da Combuca, difundindo nossa cultura e encantando a população com as riquezas culturais do nosso país.No Pico do Urubu, apresentação de percussão tradicional africana com Saliou Seck e vivência de jongo Noites do Tambor, com Renato Abanã e Patrícia Alves.

    20h30: No Pico do Urubu, Saliou Seck – o percussionista e griô, descendente de uma tradicional família de griôs do Senegal, apresenta uma vivência musical única com ritmos tradicionais da África Ocidental. Atuando no Brasil desde 2022, Saliou carrega mais de 20 anos de trajetória artística profissional, tendo atuado como músico da renomada École des Sables, centro internacional de danças africanas e em tradicionais Ballets do Senegal. Nesta apresentação, ele será acompanhado por percussionistas que hoje fazem formação com ele, revelando não apenas a força da tradição transmitida de geração em geração, mas também a construção de novas pontes culturais no Brasil.

  • Sábado (20) – 10h: No Largo do Rosário, é a vez da Cia. Mina de Riso apresentar “O Circo Brincante das Minas”. O espetáculo interativo une palhaçaria feminina, música ao vivo, cantigas de roda, brincadeiras cantadas, malabares e bambolês, sempre com a participação ativa das crianças. As palhaças Xerosa (Nahome Andere) e Maria Batom (Lúcia Diniz) conduzem a cena com humor, improviso e delicadeza, enquanto a trilha sonora ao vivo é interpretada pela cantora Lili (Tânia Melo) e pela percussionista Charlotte Deley (Rose Chagas). Mais que uma apresentação, a proposta é criar um momento de afeto, memória e celebração coletiva da arte do encontro.

    11h: No Largo do Rosário, o público poderá conferir os espetáculos Olím Piadas da Combuca, Circo Rolante e Trupe de Festim.

    13h: Trupe de Festim – Dois soldados inimigos exibindo suas armas fantásticas, xingamentos bárbaros e métodos incrivelmente ineficazes, vivem a rotina de uma batalha. Na busca pelo poder e pela vitória, acabam ferindo inocentes que nada tem a ver com a guerra que é comum aos dois. Permeado por esquetes clássicas do circo e pelo jogo do palhaço, a peça Neurastenia trata dos conflitos humanos, dos relacionamentos e da falta de diálogo de forma leve e despretensiosa com uma mensagem arrebatadora.

  • Domingo (21)– Encerramento festivo com programação especial.

    10h00 às 13h00 – Feira de Jundiapeba: apresentações circenses – A Combuca da Judite volta ao ponto de partida depois de 10 anos para agradecer e homenagear a comunidade de Jundiapeba. Muitas apresentações de diferentes linguagens circenses com a presença de grandes artistas: malabaristas, palhaços, acrobatas, em uma festa pra lá de divertida,

Publicado em: 17 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo