
O aniversário de 465 anos de Mogi das Cruzes será celebrado no próximo dia 1º de setembro com um desfile cívico-militar na Avenida Cívica, a partir das 9 horas. A expectativa é reunir mais de 5 mil participantes, entre representantes de instituições, estudantes, atletas e integrantes da sociedade civil.
Com o tema “Mogi, Cidade que Abraça”, o evento abre oficialmente a programação de aniversário do município. “Nossa cidade está completando 465 anos e preparamos um grande desfile para celebrar a data. Mogi abraça a todos e vamos apresentar na Avenida Cívica a união dos mogianos, os primeiros resultados do nosso trabalho e o valor da nossa cidade”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
O desfile começará com a participação das forças de segurança: Tiro de Guerra, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal. Pela primeira vez, os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade e Trânsito também integrarão o grupo. A organização do evento é da Secretaria Municipal de Educação.
Na ala cívica, o desfile será aberto por um pelotão formado por diferentes representantes da cidade, em referência ao tema do evento. “Aqui temos respeito por todos e pelos diversos segmentos que compõem a nossa cidade. Todas as histórias, crenças e valores resultaram na Mogi que temos hoje e na cidade que queremos para as futuras gerações”, disse a prefeita.
Entre os destaques, estarão o pelotão da Primeira Infância – com participação das creches e do mascote Nelson, o Nenê – e o grupo da Longevidade. Mais de 2,5 mil crianças devem desfilar, representando os temas “Brincar, Natureza, Minha Cidade, Diversidade, Artes e leitura, Desenvolvimento integral da criança e Cultura de Paz”.
A parte musical terá nove bandas do projeto Pra Ver a Banda Passar, sendo cinco de escolas municipais e quatro de estaduais, em parceria com a AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes). Já o projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação com a Sinfônica Mogi, abrirá o desfile com a Banda Sinfônica e cerca de 500 alunos de 12 escolas.
Instituições tradicionais como o Voluntariado, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Festa do Divino, Aliança de Pastores e Fatec também participarão do evento, ao lado de diversas secretarias municipais. A recém-criada Secretaria da Mulher levará projetos de valorização do empreendedorismo e protagonismo feminino. A Secretaria de Esporte e Lazer reunirá mais de 600 atletas.
A etapa final contará com a frota de veículos da Prefeitura. A empresa AGCO Valtra marcará presença com tratores, em referência à sua história na cidade. O encerramento ficará por conta do tradicional encontro de motoclubes, jipes e carros antigos.














