
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará novas audiências públicas para debater e planejar o orçamento municipal dos próximos anos. As reuniões serão transmitidas ao vivo pela internet, começando neste sábado (16/08), quando acontece um encontro para disutir a elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2026 a 2029.
Já na próxima terça-feira (19/08), será a vez de discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. Ambas as reuniões acontecerão no auditório da Prefeitura e serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial no YouTube (youtube.com/@PrefeituraMogi).
O objetivo das audiências é ampliar a participação popular e garantir transparência no planejamento financeiro. Na última quarta-feira (13/08), foi realizada a primeira audiência sobre o PPA, considerado o documento-base para a organização financeira e orçamentária de um ciclo de quatro anos. Nele, estão previstas metas, atividades e projetos de investimento detalhados em programas e ações, com estimativas de receitas e despesas.
Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Finanças apresentou os principais desafios da gestão e o Plano de Governo, que inclui os temas “Cidade da Primeira Infância”, “A Saúde em Primeiro Lugar – Toda Vida Importa”, “Habitação – Direito Social Básico e Humano”, “Mogi, Uma Cidade Segura”, “Mogi Caminha” e “Mogi, Uma Cidade Mais Acolhedora”.
A administração também divulgou os resultados de uma pesquisa feita por formulário digital, entre 3 e 23 de julho de 2025, para colher contribuições da população. Ao todo, foram 266 sugestões, sendo 83 voltadas à Primeira Infância, 40 para a Saúde, 29 para a Educação e 18 para Serviços Urbanos e Zeladoria.
Após a conclusão da etapa de audiências, o projeto do PPA será enviado à Câmara Municipal até 31 de agosto para análise e votação dos vereadores. Com base nele, serão elaboradas a LDO e, anualmente, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que definirá os valores de receitas e despesas para o cumprimento das metas.














